Tratamento gratuito da hemofilia no Hemoal de Alagoas é destaque no Dia do Hemofílico

No dia 04 de janeiro, comemora-se o Dia do Hemofílico, uma data voltada para a conscientização sobre a hemofilia, doença hemorrágica genética que afeta muitas pessoas em todo o Brasil. Em Alagoas, o tratamento da hemofilia é realizado de forma gratuita no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No estado, cerca de 300 pessoas são acompanhadas pelo Hemoal.

O hematologista do Hemoal, Artur Saldanha, destaca a importância do tratamento da hemofilia, que é feito através da infusão do fator de coagulação ausente no sangue. Isso é possível graças à doação de sangue, que fornece o plasma necessário para a produção desses fatores de coagulação. Segundo o Ministério da Saúde, pacientes com formas mais graves da doença apresentam sangramentos desde a infância, evidenciando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento adequado.

Marilí Silva, uma doadora de sangue regular, enfatiza a importância da doação para salvar vidas e encoraja outras pessoas a fazerem o mesmo. Ela ressalta que nunca se sabe quando alguém pode precisar de sangue, e que doar sangue é uma forma de contribuir para salvar vidas.

A hemofilia pode se manifestar de duas maneiras: através do tipo A, quando há deficiência do fator VIII, ou do tipo B, caracterizada pela falta do fator IX da coagulação. A ausência desses fatores ocorre devido a mutações nos genes presentes no DNA de cada pessoa.

Diante disso, a data é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a hemofilia e ressaltar a importância da doação de sangue para a produção dos fatores de coagulação necessários para o tratamento da doença. O tratamento gratuito oferecido pelo Hemoal é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que vivem com hemofilia em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo