Reinauguração do Fórum Regional do Benedito Bentes em Maceió beneficia mais de 200 mil pessoas.

O Fórum Regional do Benedito Bentes, em Maceió, passou por uma significativa reforma e foi reinaugurado nesta quinta-feira (4), após uma ampla reforma do equipamento público que beneficia mais de 200 mil pessoas da parte alta de Maceió, de forma direta. Mais de R$ 780 mil, oriundos do Funjuris – Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário, foram investidos para garantir melhorias nas áreas internas e externas, proporcionando mais conforto aos servidores e aos usuários.

O presidente do TJ-AL, desembargador Fernando Tourinho, destacou a importância da decisão de manter o prédio em funcionamento após uma reunião provocada pelo vereador Siderlane Mendonça (PL). Segundo o presidente, o apoio recebido de diversos setores da sociedade foi crucial para a tomada dessa decisão. “A atuação da Câmara de Vereadores de Maceió, dos líderes do Benedito Bentes, da OAB, do Ministério Público nos convenceu de que a melhor ideia para se aproximar mais da sociedade era permanecer e aumentar, inclusive, os serviços que estão sendo prestados aqui. Só dialogando é que vamos melhorar. Temos de estar abertos ao diálogo e fazendo o melhor. Estou feliz! Começou essa discussão em junho de 2023 e já em janeiro de 2024 estamos entregando à sociedade esse Fórum totalmente revitalizado e com melhores condições de trabalho”, afirmou.

A reforma, com duração aproximada de quatro meses, exigiu que o 10º Juizado e a 25ª Vara Cível, que funcionam no Fórum do Benedito Bentes, permanecessem com as atividades no Fórum do Barro Duro. Além disso, o Fórum do Benedito Bentes foi ampliado e agora conta com um centro de mediação e conciliação (Cejusc), novas salas para a Defensoria Pública, Ministério Público e OAB.

O vereador Siderlane Mendonça, que representou a Câmara de Vereadores de Maceió na solenidade, agradeceu a sensibilidade dos magistrados e celebrou a decisão de manter o Fórum em funcionamento. O prefeito de Maceió, JHC, também enfatizou a importância da presença da Justiça na parte alta da cidade, garantindo o acesso à Justiça e aos direitos de cidadania para todos.

A cerimônia de reinauguração do Fórum do Benedito Bentes também marcou o reconhecimento ao Desembargador Telmo Gomes Melo, cujo nome foi dado ao edifício. Seu filho, Hercílio Gomes, e outros familiares estiveram presentes na ocasião, juntamente com representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil. O evento foi marcado por diversas homenagens, ressaltando o legado e a importância do magistrado para a Justiça em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo