Tradição da Folia de Reis celebra o Dia de Reis com muita música, dança e cultura espalhados pelo Brasil.

No dia 6 de janeiro, comemora-se o Dia de Reis, destacando-se uma tradição que faz parte da cultura popular brasileira há séculos. Nessa data, grupos de foliões saem pelas ruas, cantando versos e tocando instrumentos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Essa manifestação acontece em diversas cidades do Brasil e é marcada pela visita dos foliões às casas dos devotos, onde realizam danças, cantorias e outras performances.

Os três reis magos, convertidos em santos pela Igreja Católica, teriam viajado do Oriente guiados por uma estrela, levando presentes simbólicos para o recém-nascido Jesus Cristo. Essa passagem dos reis magos marca o encerramento dos festejos natalinos, que têm início quatro domingos antes do Natal.

A Folia de Reis, de origem portuguesa, foi trazida para o Brasil durante o período colonial e se manifesta em várias formas, como Terno de Reis, Tiração de Reis, Rancho de Reis, Guerreiros e Reisado. Além disso, é uma tradição presente em diversos estados do país, especialmente no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Minas Gerais, por exemplo, é um estado onde a tradição da Folia de Reis é bastante forte, com mais de 1,6 mil grupos cadastrados em cerca de 400 municípios. O reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial também é uma realidade em outros estados, como Pernambuco e Rio de Janeiro.

Além disso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está realizando um processo de pesquisa e documentação das Folias de Reis, visando atualizar as informações sobre essa manifestação cultural e subsidiar um possível registro dos Reisados e das Folias de Reis.

A pesquisa, que está em andamento, pretende consolidar informações sobre as manifestações e apresentar propostas de reconhecimento dessas manifestações como um único bem cultural ou como dois bens culturais distintos, dependendo da região. O objetivo é obter informações quantitativas e qualitativas sobre os grupos atuantes e as transformações históricas dessas manifestações culturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo