Ícone do site Pauta Capital

Semed de Maceió promove inovações na alimentação escolar, incluindo formação de merendeiros e Oficina Mão na Massa para crianças autistas.

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) anunciou uma série de inovações e melhorias no setor de alimentação e nutrição das crianças e estudantes da rede pública municipal de ensino para 2023. Entre as novidades, está o reforço na merenda escolar em todas as unidades, por meio da realização de processos licitatórios e da compra da agricultura familiar.

Uma das parcerias inéditas para garantir a qualidade na alimentação dos alunos foi realizada entre a Prefeitura de Maceió e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AL). Em setembro de 2023, foi realizada a primeira formação de boas práticas para 450 merendeiros da rede pública municipal de ensino. A formação foi dividida em duas etapas e concedeu aos participantes certificados emitidos pelo Senac-AL, reconhecidos nacionalmente.

Além disso, a inclusão da Feira da Agricultura familiar no calendário da rede pública municipal de educação foi uma das conquistas, assim como a inclusão, no edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Educação, lançado em novembro de 2023, dos cargos de nutricionista e merendeiro.

Outro destaque foi o início da Oficina Mão na Massa, um projeto inovador e inclusivo que contempla todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A iniciativa tem como objetivo estimular o hábito de uma alimentação saudável para todas as crianças, incluindo aquelas com autismo, trabalhando a seletividade alimentar característica desse público por meio da produção de biscoitinhos e outras receitas feitas pelos alunos.

A secretária de Educação, Jó Pereira, enfatizou que a alimentação escolar saudável e a nutrição das crianças e estudantes sempre estiveram entre os compromissos prioritários da pasta. Ela destacou a descentralização dos recursos voltados à merenda escolar e o auxílio oferecido pela gestão para monitoramento e solução das demandas relativas à alimentação escolar, garantindo uma alimentação mais saudável e sustentável aos estudantes e valorizando os profissionais que atuam na rede pública municipal de ensino.

As medidas anunciadas integram uma nova maneira de gestão na área, conforme ressaltou a secretária. A expectativa é que essas iniciativas contribuam para a melhoria da qualidade da alimentação e nutrição dos estudantes e crianças atendidas pela rede pública municipal de Maceió.

Sair da versão mobile