Câmara dos Deputados agradece funcionários pela restauração após invasão do prédio e reforça compromisso com a democracia

A Câmara dos Deputados passou por um episódio grave no dia 8 de janeiro de 2024, quando o prédio foi alvo de atos de depredação sem precedentes. Ambientes históricos, obras de arte, mobiliário e equipamentos da Casa foram severamente danificados.

No entanto, segundo o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, em nota oficial, o episódio também mostrou a força institucional da democracia brasileira e o papel fundamental dos servidores e colaboradores da Casa, que participaram da defesa e da restauração dos espaços da Câmara dos Deputados.

A invasão não resultou na tomada do Plenário Ulysses Guimarães pelos invasores, os focos de incêndio foram controlados rapidamente, e a limpeza e as estruturas foram imediatamente reestabelecidas graças ao compromisso, à dedicação e ao amor dos servidores e dos colaboradores que fazem parte da instituição.

Na data importante que marcou a invasão, a Câmara dos Deputados ressaltou o agradecimento a todas as pessoas que se empenharam na restauração do local, reconhecendo o valor do trabalho de cada brigadista, servente, restaurador, policial, vigilante, trabalhador da limpeza, profissional de TI, comunicação e demais profissionais do Poder Legislativo.

A missão institucional foi reforçada como compromisso com a República e o trabalho foi visto como um escudo de proteção dos valores democráticos que definem o país como Nação.

O episódio serviu como exemplo da importância de manter a ordem e a segurança nos espaços que representam a democracia e a cidadania brasileira, e ressaltou a valorização dos profissionais que atuaram para restaurar a normalidade da instituição.

Apesar dos danos e prejuízos causados, a Câmara dos Deputados demonstrou resiliência e determinação para restaurar o local, e agradeceu publicamente a todos aqueles que estiveram envolvidos na recuperação do espaço, reconhecendo o valor do trabalho de cada um para a preservação dos valores democráticos do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo