Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos materiais escolares para o ano de 2024 e dá dicas de economia aos consumidores.

O Procon Maceió realizou uma pesquisa de preços de material escolar para o ano letivo de 2024, com o objetivo de auxiliar os consumidores na hora das compras. O levantamento incluiu 37 itens constantes das listas elaboradas pelas escolas da capital e foi realizado em seis papelarias durante a última semana de 2023 e a primeira de 2024.

Segundo os resultados da pesquisa, alguns materiais tiveram um aumento significativo de preço em comparação ao ano anterior. Entre os mais procurados, destacam-se as canetas esferográficas (preta, azul ou vermelha), cadernos com 12 matérias e lápis de cor com 12 cores, cujos preços variam de 42,12% a 78,69%. A pesquisa completa pode ser conferida no link disponibilizado no site do Procon Maceió.

Além disso, houve uma grande variação de preços em produtos como caixas de lápis de cor com 12 unidades, que apresentaram diferenças de mais de 890,21% dependendo da marca do produto. Diante desse panorama, a diretora do Procon Maceió, Cecília Wanderley, ressaltou a importância de os consumidores adotarem práticas que visam a economia e a redução de gastos excessivos.

Entre as dicas fornecidas pelo Procon, está a sugestão de compra em grupo, em que os pais podem negociar descontos nas lojas escolhidas. Outra orientação é que os consumidores verifiquem se já possuem em casa materiais que possam ser reutilizados, além de pesquisar os preços dos demais itens antes de realizar as compras. De acordo com a diretora executiva do Procon Maceió, apenas os materiais de uso individual podem ser solicitados, e não aqueles de uso coletivo, devendo-se também atentar às quantidades requeridas.

Em caso de dúvidas relacionadas aos direitos do consumidor ou para realizar denúncias, os clientes podem entrar em contato com o Procon Maceió através do ProconZap ou do telefone 0800 082 4567. Além disso, as listas de materiais escolares permitidos e não permitidos estão disponíveis para consulta no site oficial do Procon Maceió.

Diante dessas orientações, os consumidores podem se preparar para as compras do material escolar em 2024, visando economia e conciliando o orçamento familiar. A pesquisa realizada pelo Procon Maceió serve como um importante instrumento para auxiliar os consumidores na tomada de decisão em relação às compras de material escolar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo