Prefeito de Maceió empossa 50 novos conselheiros tutelares para garantir direitos e bem-estar de crianças e adolescentes.

O prefeito de Maceió, JHC, empossou nesta quarta-feira (10) os 50 novos conselheiros tutelares eleitos no pleito de outubro de 2023. Em um evento solene, os profissionais assumiram o compromisso de garantir políticas públicas para defender os direitos e promover o bem-estar social das crianças e adolescentes da capital alagoana.

Durante a cerimônia, JHC destacou a importância dos conselheiros na garantia de direitos para crianças e adolescentes. Ele ressaltou o papel fundamental que esses profissionais desempenham na proteção integral da criança e do adolescente, conforme preconiza o estatuto. Além disso, enfatizou o orgulho da prefeitura em trazer ferramentas que possam aperfeiçoar o trabalho dos conselheiros tutelares.

Os conselheiros vão atuar no quadriênio de 2024 a 2027 e foram escolhidos por voto direto da população. Antes da eleição, os profissionais participaram de um curso de formação, requisito para disputar o pleito. Entre eles, estava Leandra Januario, eleita conselheira pela terceira vez e atuante na região do Feitosa. Ela ressaltou a importância do Conselho Tutelar na sociedade e expressou sua felicidade com o reconhecimento da população.

Também presente no evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, destacou a importância da posse dos novos conselheiros tutelares de Maceió para assegurar a garantia de direitos e proteção das crianças e adolescentes da capital. Ele enfatizou que a cidade está cada vez mais efetiva na promoção de políticas públicas para os pequenos maceioenses.

Além das autoridades municipais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, e os vereadores Rodolfo Barros, Silvana Barbosa, Chico Filho, Zé Márcio Filho, Fábio Rogério, Cau Moreira e Siderlane Mendonça, o evento contou com a presença dos secretários municipais.

O Conselho Tutelar, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, é um órgão independente, vinculado às prefeituras, para representar a sociedade nos direitos à população infantojuvenil. Os conselheiros tutelares de Maceió desempenham um papel importante na luta contra as diversas formas de exploração e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelece o ECA.

Assumindo esse compromisso, os novos conselheiros tutelares estão prontos para atuar em prol do bem-estar da juventude da capital alagoana, cumprindo a missão de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo