Podcast Histórias em Pauta: Um Ano dos Ataques na Praça dos Três Poderes

Na semana em que se completa um ano dos ataques golpistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a Radioagência Nacional, veículo da EBC, lançou o podcast Histórias em Pauta: grades de janeiro. Neste episódio, o repórter Alex Rodrigues, da Agência Brasil, relata como o dia 8 de janeiro de 2023 foi de uma simples folga para um dia de cobertura intensa e histórica. Detalhes como o momento em que percebeu que os eventos haviam fugido do controle, a ação das forças policiais durante o ataque aos prédios da Praça dos Três Poderes e o seu registro da destruição dentro do Supremo Tribunal Federal são narrados por Rodrigues.

Leyberson Pedrosa, idealizador do podcast, destaca a importância desse tipo de conteúdo na construção da memória do que aconteceu. “O tempo pode diluir ou aprofundar a percepção sobre algo. Contar o 8/1 em podcast e videocast faz com que esse amadurecimento do que acontece entre os fatos não se perca. Outras pessoas podem também passar a ver, ouvir e sentir o que o Alex sentiu naquele dia. Contar de forma documentada é um jeito de evitar distorções no futuro”, afirma.

Rodrigues também enfatiza a relevância do podcast como um registro histórico e como forma de fortalecer a noção de jornalismo como testemunha da história. Ele ressalta que o produto pode permitir que os jornalistas que estiveram presentes nos fatos acrescentem novos detalhes aos seus relatos iniciais, trazendo também suas impressões pessoais.

O Histórias em Pauta: grades de janeiro pode ser acessado na Radioagência Nacional, em plataformas de podcasts e em players específicos. O episódio conta com a participação do repórter Alex Rodrigues, que traz sua perspectiva e experiência durante os acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023. O jornalismo como forma de registro histórico e a importância de relatar os fatos de forma documentada são aspectos ressaltados nesse podcast.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo