Unidade Básica de Saúde promove Dia D da campanha Janeiro Branco para conscientização sobre saúde mental e emocional.

No último dia 13, a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Tenório, localizada no bairro Serraria, em Maceió, promoveu o primeiro Dia D da campanha Janeiro Branco. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. A mobilização fez parte de uma série de atividades que serão realizadas ao longo do mês de janeiro em todas as unidades de saúde do município.

Durante o evento, a equipe multiprofissional da UBS José Tenório realizou palestras e dinâmicas para os usuários, com o intuito de promover a prevenção em saúde mental e bem-estar. Para a diretora da unidade, Thyone Assunção, a ação foi fundamental para dialogar com os usuários sobre a importância da prevenção ao adoecimento mental. “O Janeiro Branco é uma campanha muito importante para reforçar a importância dos cuidados com a nossa mente. Cuidar da mente é cuidar bem da vida. A saúde começa de dentro para fora. Por isso, estamos mobilizando durante esse mês nossos usuários e servidores para que todos busquem a prevenção contra os diversos transtornos psíquicos, como a depressão e a ansiedade”, destacou.

Além da UBS José Tenório, todas as unidades de saúde da capital irão realizar diversas ações ao longo do mês, abordando o tema em mais profundidade com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O cronograma de ações da campanha Janeiro Branco inclui atividades como o Dia D nos distritos sanitários de saúde, ações de redução de danos para a população em geral, reuniões com psicólogos da Rede Municipal de Saúde, entre outras iniciativas.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, buscando prevenir o adoecimento mental e promover o bem-estar da população. A iniciativa é de extrema importância, especialmente em um momento em que questões como a ansiedade e a depressão têm se mostrado cada vez mais presentes na sociedade. A abordagem do tema em âmbito municipal, com a realização de atividades nas unidades de saúde, contribui para a disseminação de informações e orientações sobre a importância do autocuidado e do cuidado com a saúde mental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo