GDF decreta estado de emergência em razão das chuvas e convoca equipes para atender pessoas em situações de risco.

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de emergência em todo o DF devido às fortes chuvas que têm atingido a região. O Decreto nº 45.405 estabelece a prontidão de 24 horas por dia das equipes de 14 órgãos, incluindo o Corpo de Bombeiros, Serviço de Limpeza Urbana, as empresas fornecedoras de luz, água e saneamento, e a companhia de urbanização, para atender às pessoas em situações de risco.

De acordo com o decreto, os órgãos convocados devem disponibilizar veículos, equipamentos e insumos sempre que necessário. Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social está encarregada de prestar assistência a pessoas em vulnerabilidade social durante o período de chuvas.

As chuvas têm impactado principalmente as regiões administrativas do Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, São Sebastião, Jardim Botânico, Estrutural/Scia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Fercal, Arniqueira e Itapoã. A Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, tem sido uma das áreas mais afetadas, com diversas casas sofrendo com o transbordamento do córrego Riacho Fundo que leva água ao Lago Paranoá.

A previsão do tempo para Brasília indica a continuidade de chuvas fortes e trovoadas isoladas nos próximos dias, com temperaturas variando entre 19°C e 28°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para possíveis transtornos e recomenda que a população esteja atenta e adote as medidas necessárias para se proteger.

Diante do cenário de chuvas intensas e possíveis impactos na população, o GDF está mobilizado para garantir a segurança e o suporte necessário às famílias afetadas. As equipes de atendimento de emergência estão em prontidão para atuar diante de quaisquer situações de risco, visando minimizar os impactos das chuvas e prestar assistência adequada à comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo