Antes da modernização do serviço, o usuário precisava entrar no site do Detran, abrir um requerimento e ir à sede para fazer a solicitação do ATPV-e. Agora, o novo processo, digitalizado, permite que o proprietário faça a intenção de venda e compra sozinho, pelo computador ou celular, sem precisar buscar atendimento presencial.
Segundo o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, “Com o ATPV-e, o processo se tornou digital, dando mais praticidade ao serviço e facilitando a vida do usuário, o que representa um avanço na modernização dos serviços do Detran. Com a emissão do documento online, o usuário não precisa se deslocar, ganhando tempo e otimizando todo o processo”.
Para a emissão do ATPV-e, o usuário precisa preencher os dados necessários e informar dois e-mails válidos, do comprador e do vendedor, para a notificação dos interessados. O documento será registrado no momento em que o usuário entrar no site, colocar os e-mails e fazer as validações necessárias.
É importante destacar que, embora o ATPV-e represente a intenção de venda, o usuário ainda não está protegido de uma venda indevida. Janaína Gama, subchefe de Apoio ao Usuário de Veículo do Detran, ressaltou que “A intenção de venda e compra dos veículos pode ser realizada de forma digital, porém, para o usuário se proteger é preciso fazer a comunicação dessa venda, sendo necessário trazer ao Detran esse documento preenchido, com firmas reconhecidas e cópia autenticada”.
O Detran disponibilizou uma cartilha explicativa com o passo a passo para emitir o ATPV-e. Para acessar a cartilha, clique aqui (link para a cartilha).
Portanto, a modernização do serviço do Detran-AL trouxe maior comodidade e agilidade para aqueles que precisam emitir a intenção de venda e compra de veículos, resultando na emissão de quase 13 mil documentos desde outubro de 2023. A digitalização do processo representa um avanço significativo na forma como o departamento atende aos cidadãos e torna mais eficiente o serviço prestado.