Governador Paulo Dantas inaugura Creche Cria na Grota do Cigano, um marco histórico para a Educação Infantil de Maceió

Na manhã desta segunda-feira, o governador Paulo Dantas inaugurou a Creche Cria da Grota do Cigano, um marco histórico para a Educação Infantil de Maceió. A unidade, que deveria ser gerida pela Prefeitura da cidade, teve que ser assumida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), devido à recusa da administração municipal em administrar a creche.

A creche, que já estava pronta há mais de um ano, atenderá 200 crianças e gerará 50 empregos diretos. O esforço do Governo do Estado em assumir a gestão da creche é uma iniciativa inédita em Alagoas, uma vez que a responsabilidade pelo ensino infantil é dos gestores municipais. A capital alagoana também terá mais duas unidades no bairro do Benedito Bentes, que estão previstas para serem inauguradas nos próximos meses.

Ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o governador Paulo Dantas destacou que o Estado tem preenchido várias lacunas deixadas pela prefeitura da capital, realizando transformações por toda cidade. A Creche Cria da Grota do Cigano é mais um instrumento transformador para uma das comunidades mais carentes de Maceió.

A inauguração da creche foi marcada por discursos de autoridades locais, como o deputado federal Rafael Brito, que apresentou ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2021, oferecendo as três unidades já existentes e mais 15 para serem construídas. No entanto, o retorno somente ocorreu após 1 ano.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também enfatizou a importância das creches para o Estado, afirmando que Alagoas já entregou 52 creches, sendo 50 apenas no ano anterior. A meta é chegar a 200 unidades até o final de 2026, além de fornecer suporte em áreas estratégicas como educação, saúde e assistência.

A creche na Grota do Cigano recebe o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, em homenagem à dedicada professora da rede estadual que faleceu em 2021 devido à Covid-19. A secretária Roseane Vasconcelos destacou que o foco do Estado é contribuir para alcançar a meta do Programa Nacional de Educação (PNE), universalizando a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade, além de ampliar a oferta nas creches para atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos de idade.

O evento também contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa, do deputado federal Paulão, dos deputados estaduais Alexandre Ayres, Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, dos vereadores por Maceió Kelmann Vieira, Joãozinho e Aldo Loureiro, além dos secretários de estado. A inauguração da Creche Cria na Grota do Cigano representa um avanço significativo para a Educação Infantil em Maceió e uma importante conquista para a comunidade local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo