Presidente Lula sanciona projeto de lei que define revisão anual dos pagamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) para entidades privadas.

Na tarde desta terça-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que estabelece a revisão anual do pagamento dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a nova legislação, os serviços prestados por entidades privadas e hospitais filantrópicos serão revistos uma vez ao ano, em dezembro, por ato do Ministério da Saúde, levando em consideração a disponibilidade orçamentária e financeira.

A última revisão da tabela de serviços prestados ao SUS ocorreu no ano de 2013, o que torna essa nova legislação um marco importante para o setor da saúde no país. Segundo informações do Ministério da Saúde, mais de 1.800 entidades filantrópicas atendem pelo SUS, o que evidencia a relevância desse projeto de lei para a manutenção e qualidade dos serviços de saúde em todo o território nacional.

Um ponto destacado pelo texto divulgado pela Presidência da República é que os valores a serem revisados serão estabelecidos pela direção nacional do SUS e aprovados no Conselho Nacional de Saúde. Além disso, a garantia da qualidade do atendimento, o equilíbrio econômico-financeiro na prestação dos serviços e a preservação do valor real destinado à remuneração de serviços também serão levados em consideração.

A nova legislação também prevê que, em casos de atendimento insuficiente pelo SUS, o sistema poderá recorrer aos serviços privados. Tal medida visa assegurar que a população tenha acesso aos cuidados médicos necessários, mesmo em situações em que a rede pública não seja capaz de atender à demanda.

A cerimônia de sanção do projeto contou com a presença de representantes do governo federal, de secretarias estaduais e municipais e de entidades filantrópicas, demonstrando o impacto e relevância desse avanço para o setor da saúde no Brasil. Com a assinatura do presidente Lula, a nova lei entrará em vigor e auxiliará na manutenção e aprimoramento dos serviços prestados ao SUS, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo