Secretaria da Pessoa com Deficiência destaca importância do decreto que proíbe fogos de artifício barulhentos em Alagoas

Secretaria da Pessoa com Deficiência ressalta importância de decreto que proíbe fogos de artifícios ruidosos

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) reforçou a importância do decreto que trata da proibição de fogos de artifícios ruidosos em Alagoas. A medida, que já está em vigor, foi sancionada pelo governador Paulo Dantas, e publicada no Diário Oficial do Estado da segunda-feira passada (15).

A secretária Aline Rodrigues ressaltou que barulho dos artefatos causa sofrimento em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bebês, idosos, bem como animais silvestres e domésticos. Aline enfatizou que a proibição é benéfica para toda a população, especialmente para aqueles com hipersensibilidade auditiva.

Segundo ela, “Barulhos muito altos e intensos podem provocar danos nos ouvidos e desorganização mental. Nos cães e gatos, podem resultar em fugas, atropelamentos.”

Aline também elogiou a iniciativa da lei proposta pelo então deputado estadual Léo Loureiro e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE), visando contribuir com o bem-estar de pessoas com TEA, idosos, crianças e animais. Ela destacou que mesmo a queima de fogos de artifício sendo uma tradição no Brasil em diversas comemorações, essa prática tem se mostrado nociva às pessoas e ao meio ambiente.

O decreto sancionado pelo Governo do Estado proíbe comércio, transporte, manuseio e uso de fogos de artifício de estampido ou de qualquer outro artefato pirotécnico que produza estampido. A medida se aplica a ambientes fechados e abertos, bem como em áreas públicas ou locais privados. Os fogos que produzem efeitos apenas visuais, sem qualquer ruído, estão liberados.

O descumprimento da pode gerar multa que pode alcançar 20% do faturamento bruto do último exercício fiscal (no caso de pessoa jurídica) e pagamento entre R$ 2,5 mil e R$ 15 mil (pessoas físicas). Em caso de reincidência, os valores serão dobrados.

A medida é vista como uma vitória para aqueles que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência e para a proteção dos animais. A proibição dos fogos de artifício ruidosos é um grande avanço na busca por inclusão e bem-estar social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo