Carnaval promete aumento de até 15% no faturamento de bares e restaurantes em algumas cidades brasileiras, aponta pesquisa da Abrasel

O carnaval é uma das festas mais aguardadas e tradicionais do Brasil e, com a retomada das atividades econômicas e a perspectiva de um carnaval animado e movimentado, a expectativa é de aumento nas vendas para o setor de bares, restaurantes e comércio. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a previsão é de que o setor tenha um aumento de até 15% nas vendas em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife em comparação com o ano anterior.

O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, mostrou-se otimista em relação ao aumento das vendas durante o carnaval. Segundo ele, a perspectiva de crescimento nas vendas é resultado direto do aumento da renda para consumo e da quantidade de empregos gerados no último ano. Além disso, Solmucci ressaltou que a queda da inflação, especialmente nos alimentos, e a redução das taxas de juros também contribuíram para essa expectativa positiva.

Apesar das altas tarifas das passagens aéreas, o presidente da Abrasel apontou que o turismo não foi prejudicado, uma vez que o tráfego de ônibus apresentou um aumento significativo nos últimos anos. A melhoria na qualidade dos veículos e os preços mais acessíveis em comparação com as passagens aéreas são fatores que têm contribuído para o crescimento do turismo de ônibus, tanto no mercado nacional como no internacional.

O setor de bares e restaurantes e o comércio lojista também esperam um aquecimento nas vendas durante o carnaval e a temporada de verão. O presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, Aldo Gonçalves, ressaltou a importância do verão e do carnaval para o comércio carioca, destacando a coincidência entre as férias escolares, o carnaval e a alta temporada turística.

Com a expectativa de uma grande presença de turistas nacionais e estrangeiros, as lojas estão preparadas para atender a demanda por produtos da estação, como moda praia, roupas femininas e infantis especializadas, acessórios para fantasias e souvenirs. A perspectiva é de que o carnaval e o verão tragam um impulso significativo para o comércio, com um aumento de 2,5% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Portanto, o carnaval se apresenta como uma oportunidade para impulsionar a economia local, gerando empregos e aumentando as vendas para o setor de bares, restaurantes e comércio. Com a retomada das festividades e o otimismo do empresariado, a expectativa é de que o carnaval de 2023 seja marcado pela movimentação econômica e o crescimento do turismo no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo