Comitê Técnico Científico da Sesau alerta para aumento de casos de Covid-19 em crianças de até 10 anos e orienta vacinação

O Comitê Técnico Científico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) identificou um aumento preocupante no número de casos de Covid-19 em crianças de até 10 anos em Alagoas. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 17 de janeiro de 2024, e levantou a necessidade de reforçar a importância da conclusão do esquema vacinal da população, em especial das crianças e dos idosos.

De acordo com o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, o infectologista Renee Oliveira, apesar da estabilidade nos números gerais, a faixa etária de menores de 10 anos tem se destacado na ocorrência de casos. Além disso, ele destacou a baixa taxa de vacinação nesse grupo, o que representa uma preocupação para as autoridades de saúde.

O comitê enfatizou a importância de manter as medidas farmacológicas para os grupos de risco, salientando a necessidade dos jovens manterem seus calendários vacinais atualizados, uma vez que podem ser assintomáticos e transmitir o vírus para os idosos, que por sua vez correm mais risco de desenvolver um quadro clínico grave devido a doenças pré-existentes. A recomendação é estimular as pessoas idosas e aquelas que frequentam hospitais a utilizarem máscaras como forma de proteção.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da vigilância contínua por parte do governo para garantir assistência às pessoas acometidas pela Covid-19. Ele destacou que os técnicos da saúde estão sempre monitorando o surgimento de novos casos e acompanhando a evolução da doença a cada novo boletim.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Sesau, desde o início da pandemia da Covid-19 até o momento, foram confirmados 345.246 casos da doença em Alagoas, resultando em 7.319 óbitos. Apenas no ano de 2024, já foram confirmados 1.318 casos e um óbito.

Diante desse cenário, o apelo das autoridades de saúde é para que a população se conscientize da importância de concluir o esquema vacinal, em especial as crianças e os idosos. Cuidados como o uso de máscaras e a manutenção das medidas de prevenção são essenciais para o controle da doença e a proteção de toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo