Prefeitura de Santana lança programa de limpeza de barreiros e barragens para garantir mais capacidade de reserva de água.

A Prefeitura de Santana do Ipanema está investindo na melhoria da capacidade de reserva de água da chuva para os agricultores do município. Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foi lançado o Programa Municipal de Limpeza de Barreiros e Barragens, que tem como objetivo preparar os reservatórios para armazenar mais água durante o período das chuvas, garantindo assim mais capacidade de reserva de água na estiagem.

As máquinas já estão em operação, trabalhando para facilitar a vida dos agricultores santanenses. Com a limpeza dos barreiros e barragens, os agricultores terão mais água disponível para suas atividades no campo, o que é essencial para manter a produção agrícola mesmo em épocas de estiagem.

O programa foi lançado na região de Camoxinga dos Teodósios, e visa atender os agricultores de todas as regiões do município que utilizam os reservatórios para suas atividades agrícolas. A iniciativa representa mais um incentivo da Prefeitura de Santana do Ipanema para o setor agrícola, demonstrando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento rural.

A iniciativa é de extrema importância, sobretudo em regiões onde a escassez de água é uma realidade constante. Ao garantir uma maior capacidade de reserva de água da chuva, os agricultores poderão enfrentar de forma mais eficiente os períodos de estiagem, mantendo suas atividades produtivas e contribuindo para a segurança alimentar local.

Além disso, a ação também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que a utilização mais eficiente da água das chuvas diminui a dependência de recursos hídricos externos, reduzindo a pressão sobre os mananciais naturalmente existentes na região.

Portanto, o Programa Municipal de Limpeza de Barreiros e Barragens da Prefeitura de Santana do Ipanema representa um importante passo para o desenvolvimento rural sustentável, beneficiando não apenas os agricultores, mas também o meio ambiente e a comunidade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo