1º Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares é realizado pela Secretaria da Cidadania em parceria com o Tribunal de Justiça

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizou, nesta quinta-feira (18), em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o 1º Encontro Estadual de Conselheiros/as Tutelares, evento que teve como principal objetivo reunir e integrar os conselheiros tutelares de Alagoas, fortalecendo seus vínculos com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro aconteceu na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em Maceió, e contou com a participação dos membros dos Conselhos Tutelares dos 102 municípios do estado.

Esse encontro foi o resultado da renovação de 49% do corpo de conselheiros e conselheiras tutelares de Alagoas, que assumiram seus cargos no último dia 10. A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, afirmou que é importante que os novos conselheiros e conselheiras saibam que têm na Secdef um ponto de apoio para a sua atuação nos municípios, garantindo uma equipe técnica disponível para sanar dúvidas, responder questionamentos e debater sobre os mais variados assuntos que envolvem a temática da infância e da adolescência.

O encontro contou com debates práticos sobre como desenvolver o melhor trabalho para garantia da proteção integral de crianças e adolescentes, além de reforçar a responsabilidade dos conselheiros no compromisso que assumiram ao tomar posse de seus cargos. A secretária afirmou que foi o primeiro de muitos momentos formativos que o órgão vai promover ao longo do ano de 2024.

O juiz Ygor Figueirêdo, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ/AL, ressaltou a importância das conversas iniciadas no encontro, destacando que foi um momento muito positivo para debater a proteção integral de crianças e adolescentes.

O evento teve como principal objetivo reuni-los e integrá-los, além de fortalecer seus vínculos com os demais atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A Secretaria da Cidadania e o Tribunal de Justiça de Alagoas reforçaram o compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Alagoas, promovendo momentos formativos e debates práticos sobre o melhor trabalho para proteção integral desses jovens. O encontro foi marcado por debates produtivos e positivos sobre as questões que envolvem a garantia dos direitos da infância e adolescência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo