Instituto Tecnológico de Aeronáutica será lançado em Fortaleza com objetivo de promover igualdade de oportunidades no Nordeste.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje, 19, do lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na capital cearense, Fortaleza. O instituto será abrigado nas instalações da Base Aérea de Fortaleza. O primeiro vestibular será realizado ainda este ano e deverá selecionar 50 alunos, sendo 25 vagas para os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.

Durante a cerimônia, Lula destacou a importância do papel do estado em garantir igualdade de oportunidades para todas as pessoas, afirmando que a educação é fundamental para alcançar esse objetivo. Ele ressaltou o compromisso em trabalhar até o final do mandato para resolver o problema da educação no Brasil.

O presidente também anunciou a intenção de lançar mais 100 institutos federais no país, visando exportar conhecimento e inteligência brasileira. Ele destacou a nobreza da função de professor e mencionou a intenção de tratar da remuneração dos profissionais da educação com mais carinho quando a economia do país estiver recuperada.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância dos cursos oferecidos pela nova unidade do ITA para aproveitar o potencial da Região Nordeste na geração de energias renováveis. Ele ressaltou que o ITA do Ceará terá a mesma excelência da unidade em São Paulo e anunciou a realização do concurso para os futuros professores da instituição.

O governador do Ceará, Elmano Freitas, enfatizou que a instalação do ITA no estado é um marco para a pesquisa e desenvolvimento da região. Ele anunciou a implementação de um curso preparatório específico para alunos da rede pública estadual que desejam ingressar no ITA.

A instalação do ITA em Fortaleza é vista como um marco para o desenvolvimento da região e a consolidação de um polo de ensino de engenharia de qualidade. A instituição é reconhecida como uma das melhores do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação na área da engenharia e tecnologia, especialmente no setor aeroespacial.

A previsão é que as obras estejam concluídas para o início das turmas em 2027, contando com um investimento de R$ 50 milhões para a adequação das instalações da base aérea e a construção de laboratórios. Essa iniciativa faz parte de um esforço do governo para descentralizar o ensino de engenharia e proporcionar mais oportunidades para estudantes de todo o país.

A viabilização do ITA no Ceará é um reflexo do esforço e do comprometimento das autoridades locais em pensar não apenas nas próximas eleições, mas nas próximas gerações. A implementação do instituto representa um avanço significativo para a região e reforça o potencial do Nordeste como polo de ensino e pesquisa em áreas estratégicas como a engenharia aeroespacial e de sistemas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo