Mutirão de limpeza da SEMINFRA desencadeia descoberta de ligações clandestinas e transbordamento de esgoto em galerias de Maceió.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou durante esta semana um verdadeiro mutirão de limpeza nas galerias de águas pluviais em ruas do bairro de Cruz das Almas, parte baixa de Maceió. Ao longo dos serviços, foram encontradas ligações clandestinas e transbordamento de esgoto na rede de drenagem.

O mutirão teve início na última segunda-feira (15) e foi finalizado somente nesta sexta-feira (19), totalizando cinco dias de trabalho intenso. As equipes responsáveis pelos serviços percorreram as avenidas Pilar e Gustavo Paiva, e a Rua São Domingos, onde estão instaladas algumas das principais redes de drenagem de Cruz das Almas.

De acordo com Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra, grandes quantidades de rejeitos foram retiradas das galerias, com destaque para metralhas e pedras, totalizando um volume surpreendente de 37 toneladas de entulhos.

Além disso, durante as atividades de limpeza, as equipes flagraram irregularidades que estavam causando prejuízo à rede de drenagem. Foram encontradas quatro ligações clandestinas de esgotos sendo lançados diretamente na rede de drenagem, bem como um transbordamento de efluentes que estavam sendo despejados no sistema de drenagem. Rodas explica que, como a rede de esgoto está ativa, é responsabilidade da concessionária BRK realizar a desobstrução da tubulação.

Quanto às ligações clandestinas de esgoto saindo de imóveis da região, Rodas informa que a Seminfra já fechou uma delas e vai fechar as outras três para eliminar o lançamento no sistema de drenagem, que é construído para receber apenas a água da chuva.

Além do mutirão em Cruz das Almas, a Seminfra também atuou na semana passada no bairro do Jaraguá, onde foram retiradas 125 toneladas de entulho das tubulações da rede local. Além disso, o órgão municipal realizou a recuperação de calçadas, meio-fio e reposição de tampas e placas de concreto em bueiros.

Todas essas iniciativas visam atenuar os efeitos das chuvas de verão que estão previstas para esta estação, além de responder preventivamente às demandas que comumente ocorrem durante a quadra chuvosa e o inverno. O objetivo é garantir a saúde e segurança da população, bem como a preservação das vias e infraestruturas urbanas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo