SSP capacita membros dos Conselhos de Integração Comunitária de Maceió e Marechal Deodoro para atuar junto à PM

No dia 19 de janeiro de 2024, a Secretaria de Estado da Segurança Pública promoveu a primeira capacitação aos novos membros dos Conselhos de Integração Comunitária de Maceió e Marechal Deodoro. Essa capacitação tem como objetivo preparar os conselheiros voluntários que vão atuar junto aos policiais militares das sete Bases Comunitárias de Segurança, coordenadas pela Polícia Militar e instaladas em regiões dos dois municípios, para garantir mais tranquilidade à população.

Os conselheiros foram empossados pelo secretário Flávio Saraiva no final do ano passado para o biênio 2024-2025. Ao todo, são 96 integrantes divididos em sete conselhos, representando moradores de diferentes bairros e conjuntos.

Durante a capacitação, os membros foram orientados sobre o funcionamento do serviço que devem prestar à comunidade, a política de Polícia Comunitária, a teoria da criminalidade e a metodologia de resolução de problemas. Além disso, receberam instruções sobre as boas práticas dos conselhos, as atribuições da diretoria e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Após a capacitação, cada conselheiro recebeu a carteira de identificação para oficializar o início de sua atuação.

Os conselhos de integração comunitária foram criados há mais de dez anos com o objetivo de colaborar na resolução dos problemas relacionados à segurança da comunidade. Eles são compostos por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado da Prevenção à Violência, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar.

A capacitação dos novos membros ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Professor Ib Gatto Falcão, localizado no Farol, em Maceió.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública demonstra seu compromisso com o fortalecimento da participação da comunidade na segurança pública e na prevenção à violência, visando tornar as cidades de Maceió e Marechal Deodoro locais mais seguros e tranquilos para seus cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo