Ministro Dias Toffoli passa por cirurgia para correção de hérnias inguinal e umbilical e está em observação pós-operatória

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, passou por uma cirurgia na manhã deste sábado (20) para correção de uma hérnia inguinal direta e de uma hérnia umbilical. O procedimento foi realizado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e, de acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a cirurgia, feita com recursos robóticos, foi um sucesso. O responsável pela operação foi o médico Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. No entanto, Toffoli segue internado para observação pós-cirúrgica, sem previsão de alta.

Aos 56 anos de idade, o ministro ingressou no STF em 2002, após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e presidiu a Corte entre 2018 e 2020, sendo o mais jovem ministro a já ter ocupado o posto. O momento da cirurgia de Toffoli coincide com o recesso do Judiciário, com a retomada dos trabalhos do STF marcada para o dia 1º de fevereiro. Durante esse período, o presidente da Corte, ministro Luis Roberto Barroso, está à frente dos casos considerados urgentes.

A hérnia inguinal é caracterizada por uma protrusão de parte do intestino ou do tecido conjuntivo através do músculo abdominal, podendo causar dor e desconforto. Já a hérnia umbilical ocorre quando parte do intestino ou do tecido conjuntivo passa pelo músculo abdominal perto do umbigo. Ambas as condições requerem intervenção cirúrgica para correção.

A cirurgia de Toffoli provocou preocupação em meio à comunidade jurídica e política do país, dada a importância do ministro no Supremo Tribunal Federal, bem como sua trajetória marcante na Corte. Enquanto o ministro se recupera, a presidência do STF permanece sob a responsabilidade de Luis Roberto Barroso, que deve assumir todas as responsabilidades até a volta de Toffoli.

A expectativa é de que o ministro se recupere prontamente para retornar às atividades no STF. Enquanto isso, colegas, autoridades e demais membros da sociedade aguardam ansiosamente pela sua recuperação e breve retorno ao trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo