Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros, com acumulado de até 100 mm e possibilidade de ventos fortes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros, nesta sexta-feira (21). Segundo o Inmet, o alerta laranja é o segundo na escala utilizada, que varia entre o amarelo (perigo potencial), o laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo).

Os estados em alerta laranja para chuvas e ventos intensos são Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. O alerta vale até amanhã (22) e nessas regiões, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm. Outros estados do Brasil e o Distrito Federal estão em alerta amarelo.

Ontem (20), as fortes chuvas já provocaram mortes no estado de São Paulo. Na cidade de Praia Grande (SP), uma mulher de 60 anos morreu após ser atingida por um raio enquanto estava na praia. Em Sorocaba, uma pessoa faleceu após seu carro ser arrastado pela enxurrada. Já no Rio Grande do Sul, o temporal que ocorreu na última terça-feira (16) deixou quase 1 milhão de pessoas sem energia. Até a manhã de hoje, mais de 30 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 53 mil clientes da RGE Sul continuavam sem energia elétrica.

Os estados que não estão em alerta para chuvas são Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, e Sergipe.

Com as fortes chuvas e temporais espalhados pelo país, é importante que a população esteja ciente dos riscos e tome as devidas precauções. É recomendado que as pessoas evitem sair de casa durante as chuvas e fiquem atentas a possíveis riscos de alagamentos, deslizamentos e raios.

É fundamental que as autoridades responsáveis mantenham a população informada sobre a situação climática e estejam preparadas para possíveis ocorrências causadas pelo mau tempo. A prevenção e a atenção são essenciais para minimizar os impactos gerados pelas chuvas intensas em diversas regiões do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo