Cadetes da Polícia Militar de Alagoas concluem estágio de Rotam e recebem certificados em solenidade presidida pelo comandante-geral.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) a solenidade de encerramento do Estágio Acadêmico de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) para os cadetes da Polícia Militar de Alagoas, que fazem parte do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO I). Ao todo, 52 futuros oficiais passaram por esse treinamento, que teve duração de 11 dias, entre 9 e 20 de janeiro.

A solenidade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), e foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. Durante a cerimônia, o coronel parabenizou a instituição pelo excelente trabalho realizado e fez questão de parabenizar também os integrantes da Rotam.

Além do comandante-geral, a mesa de honra contou com a presença do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, do comandante da APM, tenente-coronel Mário Xavier, do subcomandante da APM, major Jeferson Canuto, do tenente-coronel Bruno de Lima Lins, comandante do BPM de Rotam, e do major Antônio Umbelino, chefe da Seção de Planejamento Educacional e Formação Continuada da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP).

Durante a solenidade, os cadetes receberam os certificados de conclusão, com destaque para os três primeiros colocados: Luís Felipe da Silva, João Vitor Calixto Rocha e Erivaldo Marinho Pita Neto. Também foram homenageados os membros do corpo técnico de ensino, os oficiais e praças que atuaram como instrutores e monitores durante o estágio.

O treinamento da Rotam teve uma carga horária de 85 horas-aula e foi desenvolvido para ampliar a capacitação técnico-profissional dos cadetes, de acordo com o plano de Estágio e os princípios da legalidade que devem nortear a atuação dos profissionais de segurança pública. A coordenação geral do treinamento foi do comandante do Batalhão de ROTAM, tenente-coronel Lima Lins, e a coordenação técnica/operacional ficou a cargo do tenente Paulo Brasil.

Durante o estágio, os cadetes tiveram a oportunidade de participar de palestras, demonstrações e práticas individuais e coletivas. A grade curricular incluiu o ensino da doutrina de Rotam, técnicas individuais de combate, uso diferenciado da força e instrumentos de menor potencial ofensivo e defesa policial.

Portanto, a conclusão desse estágio representa mais um passo na preparação e formação dos futuros oficiais da Polícia Militar de Alagoas, proporcionando a eles as habilidades e conhecimentos necessários para atuar com eficiência e segurança no combate à criminalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo