Número de passageiros em voos domésticos e internacionais cresce 15,3% em 2023, chegando a 112,6 milhões, afirma governo.

O ano de 2023 foi marcado por um recorde no número de passageiros em voos domésticos e internacionais. Segundo o governo federal, foram contabilizados 112,6 milhões de passageiros, representando um aumento de 15,3% em relação a 2022, que registrou 97,6 milhões de passageiros. Esses dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que declarou ter esperança de que nos próximos três anos o número de passageiros alcance a marca de 140 milhões.

O aumento do número de passageiros em voos nacionais foi de 9,2 milhões, passando de 82,2 milhões em 2022 para 91,4 milhões em 2023. Já em viagens para e de outros países, houve um aumento de 5,8 milhões de passageiros, saindo de 15,4 milhões para 21,2 milhões. O ministro destacou o importante crescimento nos voos internacionais e ressaltou que isso também está relacionado ao aumento da oferta de voos com origem ou destino em outros países, que passou de 94 mil para 122 mil.

Costa Filho mencionou o desafio de ampliar o número de voos internacionais e afirmou que o Brasil está em rota de crescimento. Ele adiantou que o governo espera anunciar um planejamento que inclui a construção de ao menos 100 novos aeroportos até a Semana Santa, com destaque para a inauguração de oito aeroportos no Estado do Amazonas.

Além disso, o Ministério do Turismo divulgou os resultados de uma pesquisa que aponta que um em cada três brasileiros pretende viajar a lazer até março de 2023. A preferência dos brasileiros é pela combinação de sol e praia, representando 51% dos viajantes. Os destinos preferidos para as férias são as cidades do Nordeste (42%) e do Sudeste (41%), sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Ceará os mais citados.

A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados pretende viajar em família (60%) e que a hospedagem em hotel representa 29%, enquanto 47% ficam na casa de amigos e parentes. A lista de locais mais desejados para visitar inclui Salvador, Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Lençóis Maranhenses e Florianópolis.

Em resumo, os dados confirmam um cenário otimista para o setor de aviação e turismo, com perspectivas de crescimento e aumento do número de passageiros nos próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo