Projeto Cores de Penedo revitaliza casario colonial no Centro Histórico da Cidade dos Sobrados com iniciativa do governo Ronaldo Lopes/João Lucas.

O Centro Histórico de Penedo está passando por um processo de revitalização que promete deixar o casario colonial ainda mais bonito e atraente. O Projeto Cores de Penedo foi oficialmente lançado nesta quinta-feira, 18, no auditório da Procuradoria Geral do Município, e tem como objetivo revitalizar as fachadas dos imóveis localizados na área de tombamento. Essa iniciativa conta com o acompanhamento do Iphan Alagoas e já teve início com o trabalho realizado no casarão onde funcionou a extinta Companhia Energética de Alagoas (Ceal).

O prefeito Ronaldo Lopes, juntamente com o Secretário Municipal de Turismo e Economia Criativa Jair Galvão, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos Irmão João (João Ferreira da Silva) e o Diretor Operacional da Miracor Tintas, Fabrício Oliveira, visitaram o imóvel vizinho do Museu do Paço Imperial e Memorial Raimundo Marinho, que já recebeu o serviço de revitalização.

Segundo Ronaldo Lopes, o Projeto Cores de Penedo vai contemplar inicialmente imóveis situados em três ruas do Centro Histórico: Dâmaso da Monte (Ladeira da Igreja da Corrente), Sete de Setembro e Comendador Peixoto, ao lado da Praça 12 de Abril. Além disso, o prefeito destacou que a sede da administração municipal e a Casa de Aposentadoria, localizadas na Praça Barão do Penedo, também foram revitalizadas com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural – Funpatri.

Jair Galvão demonstrou empolgação com o projeto e ressaltou a importância da iniciativa, que envolve também a SEMARH e a SEINFRA. Ele destacou que o Projeto Cores de Penedo é crucial para qualificar o Centro Histórico da cidade, priorizando esse corredor turístico e proporcionando experiências ainda mais enriquecedoras para os turistas.

Além disso, a prefeitura de Penedo está disponibilizando apoio financeiro para os responsáveis por blocos de carnaval, orquestras ou batucadas que comprovadamente agitam o período momesco na cidade. Serão duzentos mil reais distribuídos entre as agremiações que realizam a folia em Penedo. Os interessados precisam comparecer na Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude para receber orientações sobre os procedimentos para ter acesso a esse apoio. É importante ressaltar que agremiações recém-criadas que queiram participar do carnaval de Penedo pela primeira vez não receberão ajuda de custo para o desfile deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo