Saúde da Gente leva atendimentos itinerantes de saúde para a Cidade Universitária em Maceió, com foco em saúde da mulher, homem, infantil e mental

O Saúde da Gente, o maior programa de saúde itinerante do Brasil, está próximo de chegar à Cidade Universitária, no Conjunto Novo Jardim, na capital alagoana. Desta segunda-feira (22) até o dia 3 de fevereiro, os moradores da região terão acesso a uma variedade de serviços de saúde nas frentes da Mulher, Homem, Infantil e Animal. A iniciativa faz parte da ampliação do programa, que a partir de 2023 passou a permanecer em cada comunidade por duas semanas, com atendimento disponível das 8h às 20h.

Para ter acesso aos serviços de saúde, os cidadãos devem apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. Na frente de Saúde do Homem, o público masculino poderá contar com atendimentos de clínico geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação. Já as mulheres terão à disposição consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros, na frente de Saúde da Mulher.

As crianças também serão beneficiadas, com atendimentos na frente de Saúde Infantil que incluem serviços de vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha. Além disso, os serviços de Saúde Mental continuarão acontecendo de forma descentralizada nas clínicas itinerantes de Saúde da Mulher e Saúde Infantil.

Além da Cidade Universitária, as equipes de Saúde da Gente também estão atuando em outras localidades, como Conjunto Paulo Bandeira (Benedito Bentes), Grota da Bomba (Chã de Bebedouro), Travessa Boa Vista (Piabas), Conjunto Virgem dos Pobres 1 (Vergel do Lago), Caetés (Benedito Bentes), Bom Parto, Rua Santa Fernanda (Jatiúca) e Espaço Flexal (Bebedouro). Não apenas isso, mas uma equipe de profissionais também está levando os atendimentos de saúde para abrigos da capital.

Essas iniciativas mostram o compromisso da administração pública em levar cuidados de saúde para as comunidades, especialmente aquelas que podem ter dificuldade em acessar os serviços tradicionais de saúde. A população de Maceió pode contar com a presença do Saúde da Gente, que leva atendimentos e cuidados ao alcance de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo