Centro de Pesquisa da PUC destaca avanços de Alagoas nas análises do Cadastro Ambiental Rural em relatório do Climate Policy Initiative

O Centro de Pesquisa da PUC destaca Alagoas por avanços em análises do Cadastro Ambiental Rural. Mais de 2.800 análises foram realizadas em apenas três meses. Concluídas todas as etapas, os dados são automaticamente enviados ao IMA que fará a análise e validação do cadastramento. A Ascom IMA (Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas) destaca que Alagoas se destacou no último ano, de acordo com o Climate Policy Initiative (CPI), nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

No período entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas mais de 2.800 novas análises, representando a efetividade nas ações desenvolvidas ao longo dos anos. A meta para 2024 é avançar ainda mais nesse sentido. A CPI, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), afirmou que Alagoas se destacou nas análises do CAR, demonstrando a eficiência das ações desenvolvidas.

O avanço nos dados do CAR foi impulsionado pela contratação de mais técnicos, motivada pela necessidade de analisar os cadastros ambientais rurais do imóvel inseridos na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco. Além disso, as análises foram expandidas para imóveis rurais dentro de unidades de conservação ou vinculados a processos de licenciamento ambiental.

O consultor ambiental do IMA, Adalberto Souza, ressaltou que o CAR é uma ferramenta importante para auxiliar nas regularizações ambientais, combate ao desmatamento ilegal e monitoramento das áreas de recuperação de propriedades rurais. Além disso, possuir o CAR e estar em concordância com o Programa de Regularização Ambiental (PRA) garante benefícios para os proprietários, como a integração da prática agrícola e a sustentabilidade, incentivos financeiros e acesso ao crédito rural.

O processo de cadastro ambiental rural pode ser realizado através do site oficial do Governo Federal, onde é necessário instalar um módulo de cadastro no computador e seguir os passos especificados. Após a conclusão do cadastro, os dados serão enviados ao IMA para análise e validação do cadastramento. Em caso de inconsistências, os técnicos do órgão ambiental entrarão em contato com o responsável.

Em resumo, Alagoas se destacou no último ano nas análises do Cadastro Ambiental Rural, com mais de 2.800 novas análises realizadas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024. A eficiência das ações realizadas reflete o comprometimento do estado com a regularização ambiental e a sustentabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo