Ministra Anielle Franco aguarda resultados oficiais sobre assassinato de Marielle e Anderson e cobra justiça em redes sociais

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou as redes sociais nesta terça-feira (23) para fazer um apelo por justiça no caso do assassinato de sua irmã, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, e do motorista Anderson Gomes. Em uma publicação em seus perfis no Instagram e em outra rede, Anielle afirmou que sua família aguarda comunicados e resultados oficiais sobre as investigações do caso. Ela também destacou que desde a perda de Marielle, a família não descansará até que haja justiça.

A ministra se referiu a publicações da imprensa que afirmam que o ex-policial militar Ronnie Lessa teria aceitado acordo de delação premiada com a Polícia Federal e fornecido informações que apontam o mandante do crime. Este assassinato, que completa seis anos no dia 14 de março, teve avanços significativos com a entrada da Polícia Federal nas investigações em 2023. Entre esses avanços está a delação premiada do ex-PM Élcio Queiroz, que dirigia o carro usado no crime. No ano passado, Queiroz apontou o também ex-policial militar Ronnie Lessa como o autor dos assassinatos de Marielle e Anderson.

Recentemente, matérias da imprensa noticiaram que, depois de negociações desde o ano passado, Lessa também aceitou fazer revelações sobre o crime em delação premiada à Polícia Federal. Em resposta à Agência Brasil, a coordenação de comunicação social da PF no Rio de Janeiro informou que não poderia dar detalhes sobre as investigações em andamento.

A viúva de Marielle Franco, a vereadora Monica Benício, também se pronunciou sobre as informações que circulam na imprensa. Ela afirmou ver essa possibilidade com esperança, mas sem “otimismo exacerbado”. Monica ressaltou que é importante avaliar as informações obtidas na delação premiada de Lessa com cuidado.

Ela também criticou a atuação de alguns veículos de imprensa e jornalistas que, segundo ela, estavam mais preocupados com “likes” do que com a responsabilidade de informar. No entanto, Monica reconhece a importância da imprensa no andamento das investigações e na elucidação do caso.

O Comitê Justiça por Marielle e Anderson, formado pelo Instituto Marielle Franco, pela viúva de Anderson Gomes, Ágatha Reis, pela Anistia Internacional, pelo Terra de Direitos, pela Justiça Global e pela vereadora Monica Benicio, também emitiu uma nota sobre o caso. O coletivo destacou que aguarda avanços com a delação premiada de Lessa, mas ressaltou a necessidade de atualizações oficiais e validação pelo Superior Tribunal de Justiça. Eles continuam em busca de justiça e medidas de reparação para que este triste episódio não se repita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo