Beneficiários do BPC em Maceió têm prazo para fazer inscrição no CadÚnico e garantir benefício

Jornalista:
Um alerta foi feito para os idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido como LOAS, e que ainda não se inscreveram no Cadastro Único (CadÚnico) que devem comparecer às unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) para não perder o benefício.

De acordo com as informações divulgadas, 557 beneficiários do BPC residentes em Maceió estão sem a inscrição no Cadastro Único, uma das exigências para receber o benefício. A lista das pessoas que precisam fazer essa atualização está disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, na sede do CadÚnico, na Serraria, e no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no Centro, disponíveis para resolver a pendência. O atendimento é das 8h às16h, sem a necessidade de agendamento prévio.

Além disso, a lista também está disponível nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), mas apenas para consulta e encaminhamento para um dos equipamentos mais próximos.

A coordenadora do BPC, Christianne Barros, destacou a importância de os beneficiários do BPC sem o Cadastro Único atualizarem seus dados para evitar a suspensão do benefício. Segundo ela, a Semdes está fazendo uma força-tarefa para atender a todos os usuários retardatários.

A revisão cadastral e a inserção no CadÚnico demandam a apresentação de documentos como comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (principalmente para servidores públicos), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito dos integrantes adultos da família, entre outros itens de acordo com a idade e situação do beneficiário.

O BPC é destinado a pessoas com deficiência física ou idosos, com 65 anos ou mais, incapacitados para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e as de sua família. Eles têm direito a receber o Benefício de Prestação Continuada, que visa garantir um salário mínimo para ofertar condições mínimas para uma vida digna.

A Semdes disponibilizou locais de atendimento em Maceió, na Serraria e no Centro, além dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos pela cidade. A descentralização dos pontos de atendimento visa facilitar o acesso dos beneficiários e evitar que percam o benefício devido à falta de atualização no Cadastro Único.

Por fim, é importante ressaltar que os beneficiários que têm cadastro unipessoal, ou seja, famílias compostas de apenas uma pessoa, também precisam atualizar seus dados para não ter o benefício cancelado. A atualização no Cadastro Único é fundamental para garantir que as pessoas que mais precisam continuem recebendo o auxílio do BCP e possam viver com dignidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo