Chuvas intensas continuam a assolar Belo Horizonte e regiões de Minas Gerais, Defesa Civil alerta para tempestades severas.

As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte na tarde de terça-feira (23) causaram grandes transtornos para a população. Enxurradas, quedas de árvores, alagamentos e interdição de rodovias foram alguns dos problemas enfrentados pelos moradores da região. E o pior, segundo a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, é que o tempo ruim deve continuar nos próximos dias.

De acordo com a nota divulgada pela Defesa Civil pelas redes sociais, grandes quantidades de chuvas estão previstas em todas as regiões do estado até o próximo domingo (28). O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais alerta para a possibilidade de tempestades severas na região metropolitana de Belo Horizonte, no noroeste, norte e centro do estado, além dos Vales do Rio Doce, do Mucuri e Jequitinhonha. Na capital, as chuvas devem ficar mais intensas no período da tarde, com acumulados de até 120 milímetros, e podem vir acompanhadas de raios, granizo, rajadas de ventos e trovoadas.

Diante desse cenário, a orientação à população é que fique atenta e siga as recomendações da Defesa Civil. Medidas de segurança devem ser priorizadas, como a não subestimação da força da água, a evitar de atravessar enxurradas e a mudança de trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos. Em caso de tempestade com raios, a recomendação é buscar abrigo em edificações ou veículos. O sargento Emerson Ribeiro, da Polícia Militar de Minas Gerais, alerta para a importância de seguir essas orientações para evitar acidentes.

Durante o temporal de terça-feira, o Corpo de Bombeiros do estado atendeu a 162 chamados sobre quedas de árvores e desabamentos, e 40 pedidos de socorro a pessoas ilhadas em regiões de alagamento. A situação foi tão crítica que a BR-040 chegou a ser interditada, próximo ao Km 564, depois que uma tromba d’água causou o alagamento da região, e uma pessoa precisou ser resgatada de dentro do carro. Felizmente, não houve registro de mortes em consequência das chuvas.

Diante da previsão de continuidade das chuvas nos próximos dias, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções para evitar novos transtornos e garantir a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo