Plano Emergencial de Oncologia: Avanços e Panorama Traçados pelo Grupo Diretor em Alagoas

O Grupo diretor do Plano Emergencial de Oncologia, criado em outubro de 2023, reuniu-se recentemente para discutir o panorama e os avanços do programa em Alagoas. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, tratamentos e cirurgias oncológicas no Estado, oferecendo um atendimento mais célere e eficiente para os pacientes diagnosticados com câncer.

Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em Jaraguá, foram apresentados resultados positivos do programa. De acordo com os dados divulgados pela Sesau, desde outubro de 2023 até janeiro de 2024, 351 pacientes foram atendidos, 29 cirurgias foram realizadas e 312 exames foram feitos. Esses números refletem o comprometimento da gestão estadual em garantir acesso a tratamentos de alta complexidade de forma rápida e tecnicamente correta.

O Plano Emergencial de Oncologia foi criado com o intuito de ampliar a capacidade de atendimento da rede pública, aumentando a oferta de consultas com especialistas e diminuindo as filas de espera por assistência. Ele é realizado por meio de parcerias entre as três esferas da administração pública – federal, municipal e estadual, evidenciando um trabalho conjunto em prol da saúde e bem-estar dos alagoanos.

O secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o Plano Emergencial de Oncologia representa o maior conjunto de ações já realizado na história de Alagoas para pacientes com câncer. A iniciativa oferece triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares do Estado, visando atender as demandas da população que necessita de atendimento especializado de forma rápida.

Para ser incluído no Plano Emergencial de Oncologia e ter acesso aos serviços, as pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). A lista de espera do plano é atualizada diariamente pelos municípios, e a rapidez entre a consulta e a cirurgia tem sido destaque, com a maioria dos pacientes conseguindo realizar o procedimento em menos de 30 dias.

Em resumo, o Plano Emergencial de Oncologia tem representado um avanço significativo no atendimento oncológico em Alagoas, proporcionando acesso rápido e eficiente a tratamentos de alta complexidade para os pacientes diagnosticados com câncer. A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em garantir a saúde e o bem-estar da população alagoana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo