Programa Correria completa um ano e beneficia quase 200 mil motociclistas e motoristas de aplicativo em Alagoas

Em um ano de atuação, o programa Correria beneficiou quase 200 mil motociclistas e motoristas de aplicativo em todo o estado de Alagoas. Lançado pelo Governo de Alagoas, o programa já isentou mais de R$ 36 milhões em IPVA, beneficiando e valorizando motociclistas, mototaxistas e trabalhadores em geral que utilizam motocicletas de fabricação nacional de até 175 cilindradas, bem como motoristas por aplicativo.

O programa, que era uma promessa de campanha do governador Paulo Dantas, foi dividido em duas etapas. Desde o lançamento em janeiro de 2023, o primeiro grupo de beneficiados foram os proprietários de motocicletas de até 175cc, totalizando 198.317 contemplados, de um total de 388.695 motos com essa especificação em uso no estado. No mês de março de 2023, os automóveis de fabricação nacional, de propriedade de Microempreendedor Individual (MEI), cujo titular seja motorista por aplicativo, passaram a compor o grupo, totalizando 1.352 motoristas aptos pelo programa.

A isenção do pagamento do IPVA trouxe alívio e gratidão para os beneficiados, como Eduardo Marinho, estudante e entregador de aplicativo. Ele destacou que a isenção possibilita direcionar recursos para outras finalidades, como combustível e alimentação, beneficiando não apenas os trabalhadores, mas também a economia local.

Segundo o secretário Especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, a isenção do IPVA pelo Programa Correria promove um impacto positivo na economia estadual, já que todo o valor que deixa de ser arrecadado pelo Estado é revertido em consumo nos locais onde esses trabalhadores se encontram.

O diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman, destacou que o programa Correria representa uma conquista para os profissionais que trabalham com aplicativo, impactando positivamente a economia e a sociedade. O programa alterou a legislação estadual, concedendo isenção imediata para proprietários de motocicletas novas de até 175cc e estabelecendo a necessidade de credenciamento para condutores de aplicativo.

O programa Correria vem demonstrando sucesso e será permanente, segundo comentou o secretário Especial da Receita Estadual. Todas as orientações para condutores e operadoras de transporte por aplicativo estão disponíveis junto à Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas. Além disso, o Detran Alagoas ressalta a importância de condutas responsáveis no trânsito para garantir a segurança de todos os usuários das vias e rodovias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo