Sedciti finaliza terceira etapa do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió com projetos inovadores em diferentes áreas.

O Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, promovido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), entrou em sua fase final, com a realização de encontros semanais entre os seis finalistas e especialistas. A etapa tem como objetivo a construção dos Produtos Viáveis Mínimos (MVPs) para enfrentar desafios em diferentes áreas da cidade, como saúde, empregabilidade, fiscalização e convívio urbano.

As reuniões estão sendo realizadas de forma remota e quinzenal, e os participantes terão até o dia 20 de fevereiro para apresentar seus MVPs. De acordo com o coordenador do Ciclo de Inovação Aberta, Waldgelson Santiago, ao final desta etapa, os participantes deverão expor o resultado de seu trabalho ao longo do ciclo. Caso o MVP seja avaliado positivamente e houver interesse da Prefeitura de Maceió em continuá-lo, será providenciada a assinatura do Termo de Validação da Solução, garantindo a possibilidade de continuidade do projeto.

Na área da saúde, as soluções finalistas incluem “Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)” e “Ponto dos Remédios (Farma On)”. Em empregabilidade, a ideia “Barramento” está na final, enquanto em fiscalização, a solução “GeoBot” foi a única admitida. Por fim, em convívio urbano, concorrem as ideias “ROTA” e “Ambulante +”.

O Ciclo de Inovação Aberta tem como objetivo fomentar a cultura de inovação na cidade e envolver os cidadãos na proposição de soluções práticas e viáveis para melhorar a vida dos maceioenses. As melhores ideias poderão ganhar até R$ 50 mil, fruto de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Além disso, o projeto vencedor poderá firmar um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão, com validade de um ano.

A iniciativa tem potencial para impactar positivamente a cidade de Maceió e trazer benefícios significativos para seus habitantes. É importante destacar o papel da Sedciti e de todos os envolvidos no Ciclo de Inovação Aberta, que estão buscando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela capital alagoana. Com a continuidade e valorização de iniciativas como essa, a cidade poderá se destacar como um polo de inovação e tecnologia, beneficiando toda a sua comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo