Seduc anuncia mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional na rede estadual para 2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou que disponibilizará mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional para turmas de ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social. Essa oferta contemplará os cursos de programas do Governo Federal, parcerias com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sistema S (Senai/Sest/Senat) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google).

A gerente para Fortalecimento da Educação Profissional da Seduc, Clerisvalda Menezes, explicou que a oferta de educação profissional para o ano letivo de 2024 foi construída tendo como foco os estudantes do ensino médio da escola em tempo integral. Serão oferecidos cursos técnicos em diversas áreas articulados com o setor produtivo. Além disso, haverá a continuação da parceria com o Ifal e o Sistema S na oferta de cursos técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC). Outra oferta é o Programa Mulheres Mil, que contempla mulheres em situação de vulnerabilidade social em todas as 13 regionais de Educação do estado.

No caso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec) – Bolsa Formação, inicialmente serão disponibilizadas 100 vagas para cursos técnicos nas escolas em tempo integral. Posteriormente, com a oferta da repactuação dos saldos do programa, serão oferecidas mais 5.600 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio em diversas áreas.

Além disso, a Seduc continuará a oferta de cursos de educação profissional em parceria com o Ifal e o Sistema S, que em 2023 teve início com 200 alunos das turmas de 2ª séries e este ano continua com as turmas de 3ª séries do Ensino Médio em tempo integral. Também estão previstas 10 mil vagas pelo Programa Oxetech, uma parceria entre Secti e a Seduc apoiada pela Google, em cursos na área de tecnologia.

Por fim, serão oferecidas 906 vagas para cursos do Programa do Governo Federal Mulheres Mil, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A oferta será distribuída em diversos municípios.

Além disso, o Programa Proservidor oferecerá cursos técnicos para os servidores de nível médio que estejam em efetivo exercício para que possam progredir na carreira.

Essa iniciativa da Seduc visa ampliar as oportunidades de formação profissional e contribuir para a inserção e permanência dos estudantes no mundo do trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo