Conselho Estadual do Cooperativismo discute políticas públicas e estratégias para o setor em Alagoas em 2024.

Conselho Estadual do Cooperativismo debate políticas públicas do segmento em Alagoas

Na última quinta-feira, dia 26/01/2024, o Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) realizou sua primeira reunião do ano na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O encontro teve como objetivo realizar uma retrospectiva das ações realizadas e discutir estratégias de consolidação para o segmento cooperativista em Alagoas.

Durante a reunião, presidida pela secretária Alice Beltrão, foram abordadas políticas públicas eficientes para o cooperativismo, além de estratégias de divulgação do setor. A secretária destacou que o planejamento para a consolidação do cooperativismo no estado inclui ações promocionais, a realização de rodadas de negócios e eventos, como o Encontro de Cooperativas de Alagoas (Encoopal) e a 2ª Feira Coop, bem como o apoio à participação de produtos das cooperativas alagoanas em eventos nacionais e internacionais, visando abrir novos mercados.

O debate também abordou perspectivas de políticas públicas e incentivos para o cooperativismo em Alagoas, incluindo a contratação de serviços através de cooperativas, regimes tributários especiais, mentoria de apoio para o surgimento de novas cooperativas e linhas de crédito especiais para cooperativas e empreendimentos.

Adalberon Sá Júnior, secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, ressaltou a importância do cooperativismo para Alagoas, enfatizando que o setor gera emprego, renda e é um modelo de negócio que contribui para o crescimento da comunidade. Ele destacou que a reunião é um mecanismo para estreitar as relações entre o Governo do Estado e os empreendimentos solidários, buscando traçar políticas públicas eficientes para a consolidação do setor.

O Conecoop conta com a participação de diversas secretarias de Estado, bem como das entidades que representam o cooperativismo em Alagoas, como a Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL).

O encontro foi marcado por discussões importantes e pelo comprometimento dos participantes em estabelecer estratégias para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. Com isso, a expectativa é que as políticas públicas debatidas durante a reunião tragam benefícios significativos para o setor e contribuam para o crescimento econômico e social de Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo