IMA intensifica ações para combater a poluição nas praias durante o Carnaval, visando preservar o meio ambiente.

Durante o Carnaval, as praias brasileiras recebem uma grande quantidade de pessoas em busca de diversão e descanso. No entanto, as celebrações carnavalescas muitas vezes resultam em um aumento significativo da poluição nas praias devido ao descarte inadequado de resíduos por parte dos foliões. Pensando nisso, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) está intensificando seus esforços para combater a poluição nas praias durante o Carnaval, por meio do projeto Nossa Praia Verão.

A iniciativa faz parte da campanha ‘a praia é nossa, o lixo é seu’, que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do descarte adequado de resíduos gerados durante as festividades carnavalescas. Com a realização de campanhas pré-carnavalescas e durante o Carnaval, o IMA busca evitar a formação de grandes pilhas de lixo e resíduos acumulados pelas praias, além de garantir que as belezas naturais das praias alagoanas sejam preservadas.

Durante as ações do projeto Nossa Praia, sacolas biodegradáveis são disponibilizadas para facilitar o armazenamento de resíduos, e os foliões são orientados a descartar o lixo em locais adequados. Além disso, lixeiras e displays de sacolas são distribuídos ao longo da costa litorânea, e a campanha é intensificada nas redes sociais do IMA.

Em 2023, o projeto Nossa Praia promoveu 24 mutirões de limpeza que recolheram 1.800 kg de resíduos sólidos no total. Durante a ação Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza de Praias), foram coletados 610 kg de lixo inadequado nas praias alagoanas. Esses números destacam a importância das ações do IMA para combater a poluição nas praias e preservar o meio ambiente.

Além disso, o IMA alerta para o impacto ambiental do descarte inadequado de resíduos, especialmente o plástico. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos, e até 2040, os volumes desses plásticos que fluem para o mar quase vão triplicar. Isso representa um sério risco para a vida marinha, além de afetar diretamente a saúde humana.

Diante desse cenário, Ykson Emery, Gerente da Educação Ambiental do IMA, reforça a importância de uma conduta consciente nas praias durante o Carnaval. Ele orienta os foliões a evitarem o uso de descartáveis, a descartarem latas de alumínio em locais adequados e a utilizar confetes/glitter biodegradáveis.

Dessa forma, o IMA está trabalhando para garantir que as praias alagoanas continuem sendo um local de diversão e preservação da natureza, mesmo durante o período carnavalesco. A conscientização e participação da população são fundamentais para garantir que as belezas naturais do litoral sejam preservadas para as gerações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo