Presidente Lula recebe medalha da USP em cerimônia de celebração dos 90 anos da universidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na noite de quinta-feira (25) em um evento comemorativo aos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP), realizado na Sala São Paulo, no centro da cidade. Durante a cerimônia, foram entregues Medalhas Armando de Salles Oliveira para entidades que tiveram um papel de destaque na parceria com a USP ao longo dos anos. A medalha, instituída em 2008, é uma forma de homenagear pessoas e instituições que contribuem para o crescimento e valorização da universidade. Lula foi um dos agraciados com a medalha.

Em seu discurso, o ex-presidente fez questão de parabenizar a USP pela formação de diversas autoridades governamentais e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do país. Ele também expressou sua gratidão à universidade, destacando a importância do papel desempenhado pela instituição. Lula reconheceu a contribuição de alunos, professores e demais colaboradores da USP em sua jornada política e no crescimento do país.

O ex-presidente ressaltou o papel da USP na representação da diversidade do Brasil, afirmando que a universidade vem se tornando cada vez mais um reflexo de um país multicultural. Ele destacou a presença significativa de estudantes provenientes de escolas públicas, enfatizando que, mesmo com as políticas de cotas, a USP continua sendo um lugar de oportunidades para jovens de todos os segmentos sociais. Segundo Lula, essa realidade mostra que o acesso ao conhecimento e à educação superior não está mais condicionado ao status socioeconômico.

Durante seu discurso, o ex-presidente também incentivou a juventude a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo governo, ressaltando a importância do esforço individual e a necessidade de aproveitar todas as oportunidades disponíveis. Ele destacou que mais da metade dos estudantes da USP atualmente vêm de escolas públicas, o que demonstra que a universidade está abrindo caminho para uma parcela menos favorecida da juventude brasileira.

O evento foi marcado por discursos que celebraram a trajetória da USP ao longo de seus 90 anos de existência e destacaram a relevância da instituição no cenário acadêmico e político do Brasil. A presença de Lula, como um ex-aluno e ex-presidente, reforçou a importância da universidade na formação de lideranças e na promoção da diversidade e inclusão social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo