Prefeito de Maceió promove inclusão de crianças com TEA em clássico entre CSA e CRB no Estádio Rei Pelé.

O prefeito de Maceió, JHC, aproveitou seu domingo (28) para acompanhar de perto o primeiro clássico de 2024, entre os clubes CSA e CRB, no Estádio Rei Pelé. A partida, válida pelo Campeonato Alagoano de Futebol, contou com a inédita parceria da Prefeitura de Maceió e foi marcada pela acessibilidade dentro e fora das quatro linhas. As torcidas inclusivas do Galo de Praia e Azulão do Mutange tiveram acesso ao gramado, onde cerca de 20 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) puderam entrar em campo com os jogadores do clube do coração, com o apoio da Prefeitura Municipal.

O prefeito JHC destacou a iniciativa e ressaltou que a ação representa mais um marco de sucesso para a gestão que sempre busca agregar a acessibilidade aos serviços da capital. “Estou muito feliz, não só por conta do clássico, mas porque Maceió mais uma vez dá exemplo de acessibilidade. Pedi para que a Prefeitura entrasse em contato com as torcidas, tanto do CSA quanto do CRB, para a inclusão dessas famílias que têm filhos com espectro autista, e foi muito bom ver o respeito dentro do Estádio Rei Pelé em um local exclusivo para eles, com conforto, abafador de ruídos e seis psicólogos, ou seja, todo o acompanhamento da nossa equipe”, afirmou o prefeito.

Durante toda a partida, as equipes da Prefeitura disponibilizaram abafadores de ruídos, leques com informativos das ações municipais, copos com a logo do “Alagoano é Massa 2024” e equipe de psicólogos para atender as famílias das crianças com TEA. A presidente da Torcida Autista Regatiana, Samilly Barbosa, destacou a importância do projeto para a inclusão das crianças autistas nos estádios e afirmou que a iniciativa é sobre respeito e admiração pelas famílias e pessoas que abraçam a causa.

Michele Carvalho, organizadora da torcida Autistas Azulinos, ressaltou que o projeto é um marco para as famílias que buscam ser mais participativas nos estádios. “Os autistas azulinos são a torcida inclusiva do CSA e a sensação de estar vivendo esse momento de novo é única. Hoje eles se sentem abraçados, acolhidos e ficam muito felizes em participar de todas as emoções dentro do estádio e do futebol”, comentou Michele.

Além da emocionante ação de inclusão, a partida teve um desfecho esportivo, com a vitória do CRB sobre o rival CSA por 3×1, garantindo mais três pontos e a primeira colocação nessa primeira fase da competição. A rodada segue para o interior do Estado, no próximo sábado (03/02), entre Murici e Cruzeiro de Alagoas, no estádio José Gomes da Costa, em Murici.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo