Coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais realiza ação de testagem rápida e distribuição de preservativos em Maceió.

No último sábado, a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou mais uma ação de testagem rápida no formato extramuros. O evento ocorreu no Maceió Shopping, em frente ao Magazine Luiza, das 10h às 15h, e contou com a participação de 428 pessoas que realizaram 428 testes, beneficiando 107 pessoas.

Além disso, no sábado e domingo, intervenções educativas foram realizadas nas prévias carnavalescas da orla marítima da capital, resultando na distribuição de 28.800 preservativos externos, 2.500 internos e 1.500 sachês de gel lubrificante. Essas iniciativas de prevenção combinada visam contribuir para diagnosticar precocemente as infecções e maximizar a eficácia dos métodos utilizados, além de promover a sensibilização sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Durante a ação, foram disponibilizados testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, e a pessoa podia optar por fazer apenas um deles ou realizar todos. A entrega dos resultados era acompanhada de uma orientação direcionada de acordo com cada realidade individual. A abordagem pós-teste tinha como objetivo informar sobre o resultado, independentemente de ser positivo ou negativo para as ISTs, além de discutir a necessidade de outras testagens, quando necessário, e realizar o encaminhamento para os serviços de referência, caso algum dos testes apresentasse resultado positivo.

Após a realização do teste, os resultados eram entregues em apenas 30 minutos, proporcionando agilidade e eficiência no processo de diagnóstico. Vale ressaltar que a testagem rápida não se limita a eventos específicos. Durante os dias da semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Bloco I, no Pam Salgadinho, o CTA do Hospital Universitário e o SAE do Hospital Escola Hélvio Auto oferecem esse serviço. Não é necessário encaminhamento nem marcação prévia, facilitando o acesso da população a esses importantes cuidados de saúde.

Diante disso, a Coordenação Técnica destaca a importância da realização desses testes para o diagnóstico precoce e tratamento adequado, reforçando a importância da conscientização sobre as ISTs. A parceria com o Sesc Alagoas e o Maceió Shopping demonstra o compromisso com a promoção da saúde da população, facilitando o acesso a esses importantes cuidados. Nesse sentido, ações como essas demonstram um esforço conjunto para promover a conscientização e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo