Divulgação do boletim Focus do Banco Central é adiada devido a mobilização de servidores, previsão é para terça-feira

A divulgação do boletim Focus, aguardada por agentes do mercado financeiro, teve que ser adiada nesta semana devido à mobilização de servidores do Banco Central. O boletim, que normalmente é divulgado às segundas-feiras, teve que ser adiado para esta terça-feira, 30 de janeiro, às 8h30.

O boletim Focus é uma pesquisa que traz projeções importantes para a economia, incluindo inflação, crescimento econômico, juros e câmbio. Além disso, outras informações econômico-financeiras mensais também tiveram a divulgação adiada, incluindo estatísticas do setor externo, monetárias, de crédito e estatísticas fiscais. Esses dados foram remarcados para serem liberados nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, respectivamente, sempre às 8h30.

Os servidores do Banco Central têm realizado mobilizações e paralisações como forma de reivindicar melhorias nas condições de trabalho. A paralisação de 24 horas realizada em 11 de janeiro foi seguida por uma operação padrão, e agora uma nova manifestação e paralisação estão programadas para o dia 8 de fevereiro, de acordo com o Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal).

As reivindicações dos trabalhadores incluem melhorias na carreira, como equiparação com outras categorias, reajuste nas tabelas remuneratórias, retribuição por produtividade, exigência de nível superior para o cargo de técnico e mudança no cargo de analista para auditor, além de recomposição do quadro de servidores. O Banco Central não realiza um concurso há mais de dez anos e atualmente conta com 44% dos 6.470 postos de trabalho vagos. Neste mês, foi autorizada a realização de uma nova seleção, com 100 vagas.

Essa mobilização dos servidores do Banco Central não é novidade. Em 2022, paralisações anteriores também causaram atrasos na divulgação de importantes indicadores da economia brasileira.

A expectativa agora é que os boletins e indicadores sejam divulgados conforme as novas datas estipuladas, para que os agentes do mercado financeiro e demais interessados possam se atualizar sobre as projeções e dados econômicos fundamentais para a tomada de decisões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo