Atividades do Janeiro Branco promovem saúde mental e fortalecimento de vínculos nos Cras Dom Adelmo Machado e Cidade Sorriso.

O mês de janeiro está chegando ao fim e, ao longo desse período, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, localizado no bairro do Prado, e Cidade Sorriso no Benedito Bentes, promoveram uma série de atividades dedicadas à saúde mental dos usuários em alusão ao Janeiro Branco.

No Cras Dom Adelmo Machado, as atividades se concentraram em encontros com grupos de mulheres, organizados pelas psicólogas da unidade. Esses encontros contaram com dinâmicas de incentivo ao reconhecimento de emoções agradáveis ou desconfortáveis, bem como o respeito aos limites. Além disso, os idosos também participaram de um passeio na praia de Jatiúca, contando com parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A coordenadora do Cras, Djane Pacheco, ressaltou a importância de usar o início do ano como uma simbologia para incentivar as pessoas a investirem mais em si mesmas, em suas vidas e seus relacionamentos, visando a melhoria na qualidade de vida, na saúde mental e emocional dos usuários.

Já no Cras Cidade Sorriso, a equipe desenvolveu atividades de fortalecimento da função protetiva da família, com mulheres e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A dinâmica incluiu palestras, mural de desejos e distribuição de lembrancinhas. Uma das participantes, Janete dos Santos, de 59 anos, destacou a importância das atividades para sua própria saúde mental, afirmando que a participação nas atividades do serviço de convivência a deixa mais feliz e mentalmente ocupada.

Para aqueles que desejam participar de atividades semelhantes, o Cras Cidade Sorriso está localizado no Conjunto Benedito Bentes 2, rua C 23 Quadra C 24, e o Cras Dom Adelmo Machado fica na rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado. Os telefones para mais informações são o 3312-5950 e 3312-5953.

Essas ações são de extrema importância para a promoção da saúde mental e emocional dos usuários atendidos pelos Cras, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários. Espera-se que essa iniciativa seja continuada e expandida para beneficiar um número cada vez maior de pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo