Governo de Alagoas lança campanha “Violência Não é Nossa Praia” no Litoral Norte para prevenir casos de violência durante o Carnaval.

Governo de Alagoas lança a campanha “Violência Não é Nossa Praia” no Litoral Norte do Estado

Na última quarta-feira, 30 de janeiro de 2024, o Governo de Alagoas lançou a campanha “Violência Não é Nossa Praia” no Litoral Norte do Estado. A iniciativa tem como objetivo prevenir casos de violência contra mulheres e crianças durante o período carnavalesco.

A ação foi integrada por diversos órgãos do governo estadual e teve início nas cidades de Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Uma blitz educativa foi promovida como parte da campanha, com a participação da Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a gerente operativa da RAV, enfermeira Thaylise Brito, a campanha visa levar esclarecimentos à população sobre a importância de buscar ajuda e denunciar casos de violência. Ela ressaltou a importância das ações integradas para sensibilizar a população local e turística acerca das estratégias adotadas pelo governo para prevenir e enfrentar a violência.

O Litoral Norte foi escolhido como ponto de partida para a campanha devido ao intenso fluxo de pessoas nessa região durante a alta temporada. A proximidade do Carnaval também motivou a escolha, uma vez que as festas carnavalescas podem desencadear situações de violência.

A campanha “Violência Não é Nossa Praia” busca prevenir, acolher e encaminhar as vítimas de violência para os atendimentos de referência. Para isso, a RAV trabalha em articulação com outros órgãos para maximizar os esforços na redução dos índices de violência e na taxa de evasão das vítimas.

As ações tiveram início em Maragogi, com a blitz educativa realizada na Praça do Corpo de Bombeiros Militar e na orla da cidade. Em seguida, a campanha seguiu para Japaratinga, onde a ação foi promovida na Bica do Boqueirão e na orla. Já na quinta-feira, a campanha foi levada para Porto Calvo, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, com a inauguração da Área Lilás, além de ações de conscientização em locais estratégicos dessas cidades.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância das ações de prevenção e da união entre as secretarias para informar e acolher a população em casos de violência. A campanha contou com a participação de diversos órgãos, como a Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas, Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Primeira Infância, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Detran Alagoas e a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher.

A iniciativa do Governo de Alagoas representa um esforço conjunto para frear a violência e garantir o bem-estar da população durante as festividades carnavalescas. A campanha “Violência Não é Nossa Praia” busca conscientizar e proteger mulheres, crianças e toda a população que aproveita o litoral alagoano nesse período.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo