MEC lançará edital do PNLD Educação Infantil 2026 com foco no respeito às infâncias brasileiras e suporte ao ensino-aprendizagem.

Ministério da Educação lança edital do PNLD Educação Infantil 2026

Na última quarta-feira, 24 de janeiro, foi discutida a elaboração do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Educação Infantil 2026. A reunião técnica foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube e contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e de outras instituições envolvidas no processo de seleção das obras que serão entregues para crianças e bebês nas escolas de educação infantil de todo o País.

Durante a reunião, foram apresentados os fundamentos básicos para a formulação do edital, a concepção teórico-pedagógica, a estrutura do material que será adquirido pelo Programa e a descrição detalhada dos objetos do edital. Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, ressaltou a importância de ouvir aqueles que atuam na educação infantil, como pesquisadores, professores, gestores das instituições de educação infantil e as redes municipais, para garantir que as melhores decisões sejam tomadas em relação ao material didático a ser contemplado pelo PNLD.

O PNLD é uma competência e responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ambos estão trabalhando em parceria na elaboração do edital, que tem como objetivo garantir o fornecimento sistemático, regular e gratuito de materiais didáticos e de materiais de apoio à prática educativa, para atendimento a crianças, estudantes, professores e gestores das escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos em um ciclo contínuo.

O PNLD compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O programa também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público. As escolas participantes recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita, sendo um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas beneficiadas.

Portanto, a elaboração do edital do PNLD Educação Infantil 2026 é um passo importante para garantir que as crianças e bebês nas escolas de educação infantil de todo o País tenham acesso a materiais didáticos de qualidade que possam contribuir para seu desenvolvimento educacional. O MEC reitera o compromisso de ouvir a comunidade educacional e de trabalhar em parceria com as instituições responsáveis pela oferta das matrículas, para assegurar a melhor seleção de obras para o PNLD.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo