Ícone do site Pauta Capital

Prefeitura de Joinville retoma captação e distribuição de água após acidente com ácido sulfônico no Rio Cubatão.

Na terça-feira (30), a prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, retomou a captação e distribuição de água da Estação de Tratamento de Cubatão (ETA), que abastece a maior parte dos bairros da cidade. A medida foi tomada menos de um dia após o tombamento de um caminhão que derramou ácido sulfônico no Rio Seco, afetando a região de captação com a diluição da substância acima do aceitável, de 0,5 miligramas por litro (mg/L), após a suspensão dos serviços na segunda-feira (29).

Segundo informações da prefeitura, o índice de diluição atingiu o pico de concentração da substância de 1,09 mg/L e, a partir desse ponto, começou a baixar. As análises laboratoriais, após o processo de tratamento, consideraram a água potável e dentro dos parâmetros recomendados para consumo, o que possibilitou a retomada do abastecimento dos reservatórios por volta das 11 horas.

Ao todo, 34 bairros foram afetados, e a prefeitura informou que os locais mais próximos dos reservatórios terão o abastecimento restabelecido ainda na terça-feira. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina está monitorando a região da Serra Dona Francisca para avaliar a extensão do dano ambiental causado pelo derramamento de ácido sulfônico. Até o momento, não foram reportados casos de mortandade de peixes ou animais decorrentes da contaminação.

Além disso, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicou uma portaria que reconhece a situação de emergência decretada pelo município, viabilizando ações de políticas públicas para diminuir o impacto da contaminação em decorrência do extravasamento de produtos perigosos transportados no modal rodoviário.

A cidade de Joinville enfrentou graves consequências após o derramamento de ácido sulfônico no Rio Seco e a prefeitura tem trabalhado para restabelecer a situação e minimizar os impactos da contaminação. As medidas tomadas visam garantir a segurança e qualidade da água fornecida à população, assim como a preservação do meio ambiente afetado pelo incidente.

Sair da versão mobile