Início da Campanha: Sesau realiza blitz educativa para prevenir violência no Litoral Norte do Estado de Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início à blitz educativa da campanha “Violência Não é Nossa Praia” no Litoral Norte de Alagoas. A decisão de iniciar a campanha nessa região se deve ao alto fluxo de pessoas que visitam a área durante o verão, especialmente durante o período de férias e festividades de carnaval.

A campanha foi idealizada por diversos órgãos do Governo de Alagoas, com o objetivo de prevenir e identificar casos de violência contra mulheres e crianças. A primeira ação ocorreu com a blitz educativa promovida na Praça do Corpo de Bombeiros Militar e na orla de Maragogi pela Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Sesau. Logo em seguida, a campanha se estendeu à cidade de Japaratinga, com ações realizadas na Bica do Boqueirão e na orla da cidade.

A programação da campanha “Violência Não é Nossa Praia” inclui a inauguração da Área Lilás, no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo. Além disso, a iniciativa se estenderá à cidade de Porto de Pedras, com ações programadas para o Porto da Balsa e o Túnel Verde na praia do Patacho. As atividades serão encerradas na cidade de São Miguel dos Milagres, com ações previstas para o povoado Porto da Rua, na Feira Livre e na orla.

A enfermeira Thaylise Brito, gerente operativa da RAV, explicou que a campanha envolve a colaboração de vários órgãos para fornecer esclarecimentos à população sobre a importância de buscar ajuda e denunciar casos de violência. Ela ressaltou a conscientização tanto da população local quanto dos turistas que visitam a região durante as festividades de carnaval.

Durante as ações de conscientização, os participantes receberam orientações sobre como identificar e prevenir casos de violência, além de informações sobre locais onde as vítimas podem buscar acolhimento. A iniciativa foi bem recebida pela população, incluindo visitantes como o autônomo Cauã Gabriel, que destacou a importância das orientações recebidas.

A campanha “Violência Não é Nossa Praia” representa uma união de esforços de vários órgãos do governo, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas, Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Primeira Infância, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Departamento Estadual de Trânsito, e a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher.

Com a realização da blitz educativa e outras ações planejadas, a Sesau e demais órgãos envolvidos demonstram um compromisso com a prevenção da violência e a proteção das mulheres e crianças, promovendo um ambiente de conscientização e apoio àqueles que necessitam de ajuda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo