Inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2024 terminam na próxima quinta-feira, com recorde de 406.428 bolsas oferecidas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 se encerrarão na próxima quinta-feira, 1º de fevereiro. De acordo com o MEC, serão ofertadas 406.428 bolsas, sendo 308.977 (76%) integrais e 97.451 parciais (50%). Essas bolsas estarão disponíveis para 15.482 cursos em 1.028 instituições.

O órgão ressaltou que esta edição do Prouni é a que oferece o maior número de bolsas desde o início do programa, em 2005. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para se inscrever no Prouni, é necessário ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e alcançado uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação do Enem, nem participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo do Prouni incluirá duas chamadas consecutivas, com os resultados dos pré-selecionados sendo divulgados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 6 e 27 de fevereiro.

O programa do Prouni possibilita que as notas do Enem sejam usadas para competir por bolsas em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano e têm como público-alvo os estudantes sem diploma de nível superior.

Para concorrer às bolsas integrais do Prouni, é necessário comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação do Enem e precisa obter pelo menos 450 pontos na média das notas das provas.

Com o encerramento próximo das inscrições do Prouni, os estudantes interessados devem aproveitar a oportunidade para garantir sua participação e concorrer às bolsas disponíveis no programa. A oferta recorde de bolsas reforça a importância do Prouni como um meio de viabilizar o acesso à educação superior para alunos de baixa renda. Aqueles que atenderem aos requisitos têm a chance de conquistar uma bolsa e dar um passo fundamental em direção ao ensino superior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo