Professor indígena ye’kwana luta pela educação e preservação de sua cultura na fronteira do Brasil com a Venezuela

Na fronteira do Brasil com a Venezuela, uma extensa área de cerca de 9,6 milhões de hectares abriga a Terra Indígena (TI) Yanomami, onde também se encontra a etnia dos ye’kwana. Esses povos têm vivido por muitos anos em uma região que abrange diversos rios, tanto na Venezuela quanto no Brasil, onde cerca de 760 pessoas residem em três aldeias principais.

Além de enfrentarem o impacto do garimpo em suas terras, os ye’kwana também têm lutado por uma educação que seja adequada às suas tradições e necessidades. Reinaldo Wadeyuna Rocha, um indígena ye’kwana, foi alfabetizado cedo e se tornou professor, buscando adaptar a educação tradicional à moderna. Ele se formou na Universidade Federal de Roraima e hoje trabalha como professor na escola local, contribuindo para a elevada taxa de alfabetização de 80% entre os indígenas ye’kwana.

O Brasil conta atualmente com 178,3 mil escolas de ensino básico, das quais 1,9% estão localizadas em terras indígenas e 2% oferecem educação indígena. Reinaldo, após concluir seu mestrado, desenvolve um projeto em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais para expandir a educação indígena para outras comunidades, baseando-se na experiência ye’kwana. O sociólogo e professor Daniel Bampi destaca a importância de territorializar a educação, adaptando-a às necessidades específicas de cada comunidade.

O projeto de educação não se limita ao ensino básico, buscando construir uma formação em nível médio e técnico na gestão do território para os ye’kwana, enquanto visa articular as necessidades territoriais com o ensino fundamental para os sanöma, um subgrupo da etnia Yanomami. Para Reinaldo, essa educação vai além de apenas transferir conhecimentos, sendo também uma forma de preservar a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais dos ye’kwana.

A iniciativa destaca a importância de manter viva a cultura e os ritos dos povos indígenas, mantendo viva a memória de suas tradições para as novas gerações. O exemplo dos ye’kwana pode servir de inspiração e referência para outros povos, incentivando a preservação e a valorização das culturas indígenas em todo o país. O comprometimento de Reinaldo e de outros professores pesquisadores ye’kwana em preservar e divulgar essa herança cultural é fundamental para a continuidade e o fortalecimento da identidade indígena no Brasil.

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