Sesau inicia blitz educativa da campanha Violência Não é Nossa Praia no Litoral Norte em Alagoas.

Na última quarta-feira, dia 31 de janeiro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas deu início a uma blitz educativa da campanha “Violência Não é Nossa Praia” no Litoral Norte do estado. A escolha da região para iniciar a campanha se deu em razão do intenso fluxo de pessoas neste período do ano.

A campanha “Violência Não é Nossa Praia” é uma iniciativa idealizada por diversos órgãos do Governo de Alagoas com o objetivo de prevenir e identificar casos de violência contra mulheres e crianças. A primeira ação do dia ocorreu com a blitz educativa promovida na Praça do Corpo de Bombeiros Militar e na orla de Maragogi pela Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Sesau. Posteriormente, o projeto seguiu para a cidade de Japaratinga, onde a ação aconteceu na Bica do Boqueirão e na orla da cidade.

A campanha conta com a participação de vários órgãos, incluindo a Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência de Alagoas (Secdef), Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Alagoas) e a Chefia de Políticas de Segurança à Mulher (CHEPSM).

Uma das principais preocupações da campanha é conscientizar a população sobre a importância de buscar ajuda e denunciar o agressor. Segundo a gerente operativa da RAV, enfermeira Thaylise Brito, o objetivo é oferecer esclarecimentos à população e prestar um acolhimento humanizado às vítimas de violência.

Durante as ações da campanha, pessoas como o autônomo Cauã Gabriel, morador de São Paulo e temporariamente em Maragogi, e a bugueira Maria do Carmo receberam orientações sobre como agir em casos de violência. Ambos expressaram apoio à iniciativa e destacaram a importância da prevenção contra a violência, não apenas durante o carnaval, mas em todos os dias do ano.

As ações da campanha “Violência Não é Nossa Praia” também incluem a inauguração da Área Lilás no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, e a realização de atividades na cidade de Porto de Pedras e em São Miguel dos Milagres. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância das ações de prevenção para alertar a população e informar sobre os locais onde buscar atendimento em casos de violência.

A campanha busca promover a conscientização e o empoderamento das vítimas de violência, além de mobilizar a sociedade para a prevenção e identificação de casos. Com a participação de diversos órgãos do governo, a campanha “Violência Não é Nossa Praia” visa contribuir para a construção de uma cultura de paz e respeito, especialmente durante o período carnavalesco, quando o fluxo de pessoas nas áreas litorâneas aumenta significativamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo