Reunião ampliada discute políticas de Assistência Social para população em situação de rua em Maceió.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Maceió reuniu representantes de diversas instituições e pessoas em situação de rua para discutir a política de Assistência Social em uma reunião ampliada realizada na quinta-feira (1), no auditório da Ordem dos Advogados (OAB) de Alagoas, em Jacarecica.

O encontro reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), do Ministério Público Estadual (MP?AL), da OAB, Movimento Nacional da População em Situação de Rua, conselheiros municipais de Assistência Social e pessoas em situação de rua.

Durante a reunião, a presidente do CMAS, Alessandra Hora, destacou a importância de discutir políticas que precisam ser efetivadas. Hora apontou que a reunião teve origem a partir das visitas dos conselheiros municipais aos Centros Pops de Maceió e também devido aos casos de homicídios de pessoas em situação de rua. O objetivo do encontro foi discutir melhorias nos serviços e garantias de direitos para essa população.

A sub-secretária de Assistência Social, da Semdes, Gal Souza, ressaltou a importância da união das políticas públicas para efetivar os direitos dessa população e que o trabalho da Assistência Social é realizado com amor e cuidado.

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Karla Padilha, destacou o trabalho da força-tarefa para apurar violência contra a população em situação de rua em Maceió. Padilha ressaltou a importância de acompanhar não apenas questões de crime, mas também de habitação, trabalho, emprego e outras políticas públicas para evitar a morte e o abandono dessas pessoas.

Durante a reunião, as pessoas em situação de rua tiveram a oportunidade de falar sobre suas necessidades e experiências. O coordenador do Movimento de População em Situação de Rua, Rafael Machado, compartilhou como a política de Assistência Social mudou sua vida, após passar 14 anos nas ruas. Machado destacou a importância de tratar com dignidade e prioridade as pessoas em situação de rua.

Além disso, a reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Social, Ministério Público Estadual, OAB, entre outros.

Em resumo, a reunião do Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió foi um importante momento de discussões e trocas de experiências para buscar melhorias nos serviços de assistência e garantias de direitos para a população em situação de rua. Este evento mostrou a importância da união das políticas públicas para efetivar esses direitos e garantir que as pessoas em situação de rua sejam tratadas com dignidade e prioridade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo